Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20521
Título: | A importância das atividades lúdicas na alfabetização |
Autor(es): | Kener, Vera Lucia Pedebos |
Orientador(es): | Juliano, Joice Maria Maltauro |
Palavras-chave: | Aprendizagem Professores Jogos educativos Learning Teachers Educational games |
Data do documento: | 8-Out-2015 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | KENER, Vera Lucia Pedebos. A importância das atividades lúdicas na alfabetização. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. |
Resumo: | A utilização de jogos no processo ensino-aprendizagem há até pouco tempo não era muito bem aceita pelos educadores. O ato de brincar era visto apenas como passa tempo e diversão, reservados ao momento do recreio ou das aulas de Educação Física. Atualmente, esses conceitos estão mudando. Os professores entendem que o jogo propicia o desenvolvimento integral da criança. A palavra lúdica significa jogo, brincadeira e brinquedo, o que nos remete a aprendizagem através do divertimento. As atividades lúdicas oportunizam a aprendizagem do indivíduo, seu conhecimento e sua compreensão do mundo. A alfabetização é a aprendizagem efetiva da escrita e da leitura, não é apenas uma decodificação de códigos. É saber as diversidades e as funções que a língua possui, sabendo interpretar e compreender os textos produzidos de diversas maneiras. Os métodos tradicionais de alfabetização priorizam apenas a decodificação dos símbolos e códigos alfabéticos, esquecendo das funções que a linguagem possui. A alfabetização tradicional ensina a ler e escrever de forma dissociada, isto é, primeiros e aprende a ler e depois a escrever, tornando-se assim o ato de alfabetizar mecânico e cansativo, sem significado. Porém, os métodos de alfabetização estão em constantes transformações. Atualmente, pode-se perceber que os professores estão se atualizando e utilizando métodos inovadores. A utilização de jogos vem sendo um auxílio nesta fase, sendo que os jogos são de fundamental importância para o desenvolvimento da criança. Alfabetizar utilizando-se de atividades lúdicas quando cabíveis, torna o processo muito mais prazeroso, a aprendizagem se efetiva de maneira agradável e divertida. A criança quando brinca aprende uma gama de novos conhecimentos. Algumas vezes elas não percebem o quanto aprendem, por isso faz-se necessário a intervenção e a mediação de um adulto para direcionar suas brincadeiras. Porém, essa mediação deve ocorrer de maneira cuidadosa, sem interferir diretamente no desenvolvimento das crianças e, além do mais, é preciso respeitar as fases pela qual cada indivíduo passa. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20521 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_EDUMTE_II_2014_154.pdf | 364,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.