Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20522
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPenayo, Victor Antonio
dc.date.accessioned2020-11-24T14:01:28Z-
dc.date.available2020-11-24T14:01:28Z-
dc.date.issued2015-10-09
dc.identifier.citationPENAYO, Victor Antonio. Práticas e concepções de alunos do ensino fundamental sobre resíduos, reciclagem e conservação do meio ambiente. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20522-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectConscientizaçãopt_BR
dc.subjectRedução de resíduospt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectAwarenesspt_BR
dc.subjectWaste minimizationpt_BR
dc.titlePráticas e concepções de alunos do ensino fundamental sobre resíduos, reciclagem e conservação do meio ambientept_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA escassez dos recursos naturais alavancado pelo comunismo exagerado promoveu a preocupação com questão ambiental. Este trabalho teve como objetivo mapear conceitos sobre resíduos, reciclagem conservação e abordar a Educação Ambiental (EA) como tema transversal no ensino fundamental a apresenta-la de forma lúdica como novo métodos de aprendizagem. Apresentou-se um teatro e aplicaram-se questionário a 30 alunos de uma 6a série de Foz do Iguaçu. Constatou-se que: 40% associam o conceito de lixo a sujeira e poluição; 57% separam os materiais que são recolhidos por catadores; 73% citaram como importantes os aspectos econômicos e ambientais da coleta seletiva, 67% responderam corretamente os materiais que podem ser reciclados. Durante o teatro notou-se interesse dos alunos, 30% destacaram a importância da reciclagem, 23% a importância da preservação, 17% proteção a natureza. Faz-se necessário realizar atividades ambientais, construindo novas visões sobre a educação ambiental, abolindo-se os métodos tradicionais e buscar novas estratégias de ensino.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Sabbi, Larissa De Bortolli Chiamolera
dc.contributor.referee1Sabbi, Larissa De Bortolli Chiamolera
dc.contributor.referee2Sabbi, Larissa De Bortolli Chiamolera
dc.contributor.referee3Sabbi, Larissa De Bortolli Chiamolera
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2014_155.pdf906,05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.