Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20526
Título: O uso de fontes históricas no processo de ensino aprendizagem
Autor(es): Jasper, Tamara Franciele
Orientador(es): Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
Palavras-chave: Metodologia
Aprendizagem
Educação - História
Methodology
Learning
Education - History
Data do documento: 16-Out-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: JASPER, Tamara Franciele. O uso de fontes históricas no processo de ensino aprendizagem. 2015. Trabalho de conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: O presente artigo faz parte do trabalho de conclusão de curso de especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Federal Tecnológica Paraná e aborda a utilização das fontes históricas como recurso metodológico mediador e facilitador do processo de ensino-aprendizagem, considerando as atuais circunstâncias e transformações ocorridas na tecnologia, na sociedade e no ensino. O desenvolvimento cognitivo demanda não somente da maturação neurológica do indivíduo, mas também é fruto de suas interações e experiências. Assim, a educação ocorre em decorrência do trabalho realizado em conjunto com a família, escola, alunos e poder público. Porém, especificamente no momento da aula, o educador pode e deve buscar alternativas para proporcionar situações onde se favoreça aprendizagem significativa desde as séries iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, contribuindo na formação de sujeitos históricos, cidadãos críticos e atuantes. Desta forma, o conhecimento histórico não deve estar limitado ao ensino metódico do século XIX, ao contrário, deve instigar a análise e discussão, possibilitando a formação de cidadãos críticos, rompendo a barreira dos muros escolares.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20526
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2014_144.pdf888,78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.