Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20529
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Juliane Aparecida de Melo | |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T14:01:33Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T14:01:33Z | - |
dc.date.issued | 2015-10-23 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Juliane Aparecida de Melo. O jornal como ferramenta didática. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20529 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Pensamento crítico | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Methodology | pt_BR |
dc.subject | Critical thinking | pt_BR |
dc.title | O jornal como ferramenta didática | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo constitui - se na produção de trabalho para a conclusão do curso de pós graduação em Educação - Métodos e Técnicas de ensino. A produção de jornais escolares não é experiência recente. Janusz Korczak e Célestian Freinet, já utilizavam em seus métodos de ensino em meio a turbulentos conflitos do século passado. Apropriar - se de condições sócio educativas na qual compõem o trabalho com o jornal, juntamente com as tecnologias é um avanço para as práticas pedagógicas de Freinet e Korczak. Atualmente a prática do jornal como ferramenta didática, encontra - se em projetos autônomos de escolas, em programas das esferas públicas federais, estaduais e municipais e em iniciativas privadas. Não obstante a sua produção no Brasil e ineloquente frente à iniciativa de demais países no mundo. A prática com jornal tem contribuído para a disseminação de ideias, formação do sujeito crítico, envolvido com as questões político-sociais no mundo que o cercam. O resgate desta prática de utilização do jornal vem contribuir para o processo educacional voltado às ideias e valorização do homem em seu espaço social, possibilitando ao sujeito a liberdade, assim construindo e transformando ele próprio a realidade vivida. Portanto, este artigo contempla um estudo bibliográfico sobre essa ferramenta. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Janete Santa Maria | |
dc.contributor.referee1 | Ribeiro, Janete Santa Maria | |
dc.contributor.referee2 | Ribeiro, Janete Santa Maria | |
dc.contributor.referee3 | Ribeiro, Janete Santa Maria | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_EDUMTE_II_2014_81.pdf | 214,41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.