Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20563
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Pizani, Izabel Cristina Micheline | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T14:02:13Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T14:02:13Z | - |
dc.date.issued | 2015-10-30 | - |
dc.identifier.citation | PIZANI, Izabel Cristina Micheline. O diálogo no processo de ensino e aprendizagem de acordo com Paulo Freire e Lev Vygotsky. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20563 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Liberdade intelectual | pt_BR |
dc.subject | Conscientização | pt_BR |
dc.subject | Expressão | pt_BR |
dc.subject | Intellectual freedom | pt_BR |
dc.subject | Awareness | pt_BR |
dc.subject | Expression | pt_BR |
dc.title | O diálogo no processo de ensino e aprendizagem de acordo com Paulo Freire e Lev Vygotsky | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem por objetivo identificar, analisar e discutir os pontos de aproximação entre as teorias de Paulo Freire e Lev Vygotsky relacionadas ao diálogo no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada foi a coleta de dados partindo da leitura de livros dos autores citados, assim como de outros autores relacionados ao tema.A partir da leitura elaborou – se duas subseções que discorrem sobre vida e concepção dos autores; foram identificados e analisados os pontos de convergências entre as duas teorias como resultados, puderam ser identificados pontos de aproximação entre as teorias freireana e a teoria vygotsky, no que diz respeito á importância do diálogo no processo de ensino e aprendizagem nas abordagens dos autores Paulo Freire que vê no diálogo a oportunidade de libertação dos oprimidos e opressores, e Lev Vygotsky que vê na linguagem e pensamentos a possibilidade do desenvolvimento e da aprendizagem. Desta forma essa pesquisa pode auxiliar a desenvolver uma pedagogia dialética, onde educandos e educadores tenham a oportunidade de se tomarem participantes da transformação de uma sociedade mais justa e igualitária. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Rogério Eduardo Cunha de | - |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Rogério Eduardo Cunha de | - |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Rogério Eduardo Cunha de | - |
dc.contributor.referee3 | Oliveira, Rogério Eduardo Cunha de | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_EDUMTE_II_2014_65.pdf | 897,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.