Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20563
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPizani, Izabel Cristina Micheline-
dc.date.accessioned2020-11-24T14:02:13Z-
dc.date.available2020-11-24T14:02:13Z-
dc.date.issued2015-10-30-
dc.identifier.citationPIZANI, Izabel Cristina Micheline. O diálogo no processo de ensino e aprendizagem de acordo com Paulo Freire e Lev Vygotsky. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20563-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLiberdade intelectualpt_BR
dc.subjectConscientizaçãopt_BR
dc.subjectExpressãopt_BR
dc.subjectIntellectual freedompt_BR
dc.subjectAwarenesspt_BR
dc.subjectExpressionpt_BR
dc.titleO diálogo no processo de ensino e aprendizagem de acordo com Paulo Freire e Lev Vygotskypt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo identificar, analisar e discutir os pontos de aproximação entre as teorias de Paulo Freire e Lev Vygotsky relacionadas ao diálogo no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada foi a coleta de dados partindo da leitura de livros dos autores citados, assim como de outros autores relacionados ao tema.A partir da leitura elaborou – se duas subseções que discorrem sobre vida e concepção dos autores; foram identificados e analisados os pontos de convergências entre as duas teorias como resultados, puderam ser identificados pontos de aproximação entre as teorias freireana e a teoria vygotsky, no que diz respeito á importância do diálogo no processo de ensino e aprendizagem nas abordagens dos autores Paulo Freire que vê no diálogo a oportunidade de libertação dos oprimidos e opressores, e Lev Vygotsky que vê na linguagem e pensamentos a possibilidade do desenvolvimento e da aprendizagem. Desta forma essa pesquisa pode auxiliar a desenvolver uma pedagogia dialética, onde educandos e educadores tenham a oportunidade de se tomarem participantes da transformação de uma sociedade mais justa e igualitária.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Rogério Eduardo Cunha de-
dc.contributor.referee1Oliveira, Rogério Eduardo Cunha de-
dc.contributor.referee2Oliveira, Rogério Eduardo Cunha de-
dc.contributor.referee3Oliveira, Rogério Eduardo Cunha de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2014_65.pdf897,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.