Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20605
Título: A utilização de metodologias diferenciadas na avaliação e as contribuições para o processo de ensino e aprendizagem dos tecidos do corpo humano
Título(s) alternativo(s): The use of differentiated methodologies for the evaluation and contributions to the teaching and learning process of the tissues of the human body
Autor(es): Grassi, Daiana
Orientador(es): Sabbi, Larissa de Bortolli Chiamolera
Palavras-chave: Biologia
Hibridação
Pesquisa
Biology
Hybridization
Research
Data do documento: 30-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: GRASSI, Daiana. A utilização de metodologias diferenciadas na avaliação e as contribuições para o processo de ensino e aprendizagem dos tecidos do corpo humano. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Este trabalho teve como temática a utilização de metodologias diferenciadas de ensino para avaliar o aprendizado dos conteúdos referentes ao estudo dos tecidos do corpo humano, com três turmas de oitavos anos do ensino Fundamental II. Para definir as metodologias que seriam utilizadas, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto e assim delimitou-se uma estratégia de ensino para cada uma das turmas escolhidas. Após a delimitação e execução das estratégias de ensino, os alunos foram avaliados com questionários estruturados e os resultados obtidos com cada turma foram analisados e comparados para definir qual metodologia foi mais eficaz para o ensino do conteúdo escolhido. Vale ressaltar que o período para a avaliação da eficácia das metodologias diferenciadas durante essa pesquisa foi curto, e portanto, apenas nos mostra o início do caminho para as mudanças que devem ocorrer para que o processo de ensino e aprendizagem realmente seja efetivo.
Abstract: This work had as its theme the use of differentiated teaching methodologies to assess the learning of content related to the study of the tissues of the human body, with three groups of eighth years of elementary school II. To define methodologies that would be used, a bibliographical research on the subject and só has carved out a teaching strategy for each of the classes chosen. After the establishment and enforcement of teaching strategies, students were evaluated with structured questionnaires and the results obtained with each class were analysed and compared to define which methodology was more effective for the teaching of content chosen. It is worth mentioning that the period for the evaluation of the effectiveness of differentiated methodologies for this research was short, and só only shows us the beginning of the path to the changes that must occur for the teaching and learning process really iseffective.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20605
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
utilizacaometodologiasdiferenciadasavaliacao.pdf605,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.