Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20607
Título: Uma proposta de listening para o ensino fundamental: sequência didática e gênero textual resenha
Autor(es): Navarro, Daniela Bandeira
Orientador(es): Lima, Ivone Teresinha Carletto
Palavras-chave: Língua inglesa
Compreensão na leitura
Aprendizagem
English language
Reading comprehension
Learning
Data do documento: 22-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: NAVARRO, Daniela Bandeira. Uma proposta de listening para o ensino fundamental: sequência didática e gênero textual resenha. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: No ensino de Língua Inglesa que se propõe para o Ensino Fundamental, conforme aponta o PCN de língua estrangeira, deve-se oportunizar ao aluno o desenvolvimento da compreensão leitora e oral e também da produção escrita e oral. Neste contexto, o presente artigo tem por objetivo apresentar uma proposta de atividade de listening possível de ser desenvolvida sob a forma de uma sequência didática voltada ao processo de ensino-aprendizagem do gênero textual resenha para estudantes do Ensino Fundamental. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caráter bibliográfico. Teoricamente, este trabalho recorre aos estudos de Schneuwly e Dolz (2004) e Bronckart (2012) para tratar das concepções de texto, gênero textual e sequência didática, enquanto a compreensão oral é apresentada sob a ótica do PCN de língua estrangeira.
Abstract: According to the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) [National Curriculum Parameters], in the Teaching of English Language for students of Elementary Education, it should be given the opportunity to develop reading and listening comprehension and writing and oral production. In this context, this article aims to present a proposal of didactic sequence for listening development and learning of the textual genre review for students of Elementary School. Methodologically, this is a bibliographic study. Theoretically, this work uses the studies of Schneuwly and Dolz (2004) and Bronckart (2012) to deal with conceptions of text, textual genre and didactic sequence. Oral comprehension is presented from the perspective of the PCN for foreign language Teaching.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20607
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
propostalisteningensinofundamental.pdf117,93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.