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Título: Aspectos clínicos e educacionais do autismo infantil
Título(s) alternativo(s): Clinical and educational aspects of childhood autism
Autor(es): Chagas, Débora Scanholato das
Orientador(es): Hlenka, Vanessa
Palavras-chave: Inclusão escolar
Escola
Aprendizagem
Mainstreaming in education
School
Learning
Data do documento: 16-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: CHAGAS, Débora Scanholato das. Aspectos clínicos e educacionais do autismo infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: A maioria dos professores tem pouco conhecimento a respeito da inclusão e do método de trabalho com alunos portadores de Desordens do Espectro do Autismo e, dessa forma, não possuem muitas informações para atuar diante desse contexto. Nessa perspectiva, o presente trabalho teve como objetivo estudar os aspectos clínicos e educacionais do autismo infantil, a fim de verificar as possíveis estratégias de aprendizagem, para o atendimento específico dessa necessidade educacional. Para tanto, a investigação foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica, mediante leituras, análises e fichamentos de livros, periódicos e banco de dados relacionados ao assunto em questão. Assim, foi possível identificar, que os autistas têm dificuldade em se concentrar em vários estímulos e, embora, possam se comunicar diferentemente das demais crianças, sabem expressar o que querem. Sendo assim, faz-se necessário, que os professores sejam capacitados para trabalhar com os alunos autistas, a fim de que seja possível compreender a criança e se unir a família, para melhorar e interação, em seu meio, possibilitando, assim, que o aluno se expresse e seja valorizado, tanto no seu ambiente educacional, como, em qualquer outro.
Abstract: The present study aims to study clinical and educational aspects of childhood autism, aiming at specific learning strategies, to meet special educational needs. The present investigation was carried out through bibliographical research through readings, analysis and registration of books, periodicals, database related to the subject in question. In the school context, the teacher must understand that the autistic can communicate differently from other children, but they can express what they want, or feel in other ways, as gestures. The language of the teacher should also be as clear as possible, emphasizing the goal that one wants to achieve. Normally, autistic people have difficulty concentrating on various stimuli, só one or two must be selected to focus on learning. Most teachers have little knowledge about inclusion and working methods with students with Autism Spectrum Disorders and do not have information on how to work with people with Autism Spectrum Disorders. Therefore, it is necessary that they be able to work with the autistic students, as well as seek to better understand the child to join the family seeking the improvement and interaction of the child with autism in their environment, leaving the student to express their thoughts and giving value to all its expressions. The teacher should observe his student and encourage him with enthusiasm, always with a goal outlined.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20621
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