Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20639
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDias, Gilson dos Santos
dc.date.accessioned2020-11-24T14:05:16Z-
dc.date.available2020-11-24T14:05:16Z-
dc.date.issued2018-06-09
dc.identifier.citationDIAS, Gilson dos Santos. Relação dialógica entre tecnologia e ensino: a sociedade contemporânea e os novos desafios para a educação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20639-
dc.description.abstractThis paper presents an analysis of the contributions of technologies over time, highlighting their role in the evolution of society and its influence on the process of changing the culture of the groups. However, with a focus on the educational area, where research data and studies of several authors are analyzed on their use in educational institutions, highlighting the positives and those that require greater attention when used in the classroom to improve student performance . In this context it addresses the great importance of the qualification of teaching professionals and the revision of documents that formalize and guide the act of educating. Leading to positive conclusions about the use of digital devices within the school environment, but emphasizing measures of great relevance for the success of the pedagogical doing and consequently improvement of the quality of teaching. Justifying itself by being able to collaborate for an education more in keeping with the generation of the “Information Age” that experience social phenomena of great diffusion related to the use of Information and Communication Technologies (TICs) stimulating the construction of knowledge and learning meaningful and pleasurable. Finally, the present monograph emphasizes the need of the teaching system and the teachers insert the technological apparatuses in the process of teaching and learning aiming to attend students of the 21st century with quality education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino – Metodologiapt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectTeaching – Methodologypt_BR
dc.subjectEducation – Curriculapt_BR
dc.titleRelação dialógica entre tecnologia e ensino: a sociedade contemporânea e os novos desafios para a educaçãopt_BR
dc.title.alternativeDialogical relationship between technology and teaching: the contemporary society and the new challenges for educationpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma análise das contribuições das tecnologias ao longo do tempo, destacando seu papel na evolução da sociedade e sua influência no processo de mudança de cultura dos grupos. No entanto, com foco na área educacional, onde são analisados dados de pesquisas e estudos de diversos autores sobre seu uso nas instituições de ensino, ressaltando os pontos positivos e os que requerem maior atenção quando utilizadas na sala de aula visando melhorar o desempenho dos estudantes. Nesse contexto aborda a grande importância da qualificação dos profissionais de ensino e a revisão de documentos que formalizam e norteiam o ato de educar. Conduzindo a conclusões positivas sobre o uso dos aparelhos digitais dentro do ambiente escolar, porém ressaltando medidas de grande relevância para sucesso do fazer pedagógico e consequentemente melhoria da qualidade do ensino. Justificando-se por ao fundo poder colaborar para uma educação mais condizente com a geração da “Era da Informação” que vivenciam fenômenos sociais de grande difusão relacionadas ao uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) estimulando a construção do conhecimento e uma aprendizagem significativa e prazerosa. Por fim, a presente monografia destaca a necessidade do sistema de ensino e dos professores inserem os aparatos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem visando atender discentes do século XXI com educação de qualidade.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Berghauser, Neron Alipio Cortes
dc.contributor.referee1Berghauser, Neron Alipio Cortes
dc.contributor.referee2Juliano, Joice Maria Maltauro
dc.contributor.referee3Santos, Ricardo dos
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
relacaodialogicatecnologiaensino.pdf1,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.