Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20762
Título: | Avaliação por critérios no 1.º ano do ensino fundamental: respeitando as hipóteses de escrita e leitura dos alunos |
Título(s) alternativo(s): | Evaluation by criteria in the 1st year of elementary school: respecting the students’ writing and reading hypotheses |
Autor(es): | Fernandes, Maíra Cristina |
Orientador(es): | Berghauser, Neron Alipio Cortes |
Palavras-chave: | Educação inclusiva Aprendizagem cognitiva Alfabetização Inclusive education Cognitive learning Literacy |
Data do documento: | 31-Ago-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | FERNANDES, Maíra Cristina. Avaliação por critérios no 1.º ano do ensino fundamental: respeitando as hipóteses de escrita e leitura dos alunos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. |
Resumo: | O tema do trabalho tem por objetivo discutir a avaliação no 1.º ano do Ensino Fundamental, no processo de alfabetização, em uma escola privada. Levando em consideração a concepção sociointeracionista, parte do conhecimento das diferentes hipóteses de escrita estudadas pela pesquisadora Emilia Ferreiro e as estratégias de leitura que os alunos iniciam essa fase escolar. Percebendo as diferentes fases e ritmo dos alunos, verificou-se a necessidade de avaliações diversificadas e com critérios específicos para cada fase. Assim o trabalho delineia os diferentes tipos de avaliação, dando exemplos de atividades diferenciadas para cada hipótese estudada, dando ênfase na sondagem de escrita para identificação das hipóteses.Apresenta os resultados obtidos em uma classe no ano de 2017 e realiza ainda uma discussão sobre a avaliação classificatória neste período inicial de aprendizagem da leitura e escrita. O trabalho realizado verificou-se que todas as crianças avançam no processo de alfabetização, cada uma em seu ritmo e isto deve ser respeitado no momento de decisão de sua vida escolar. |
Abstract: | The theme of the study is to discuss the evaluation in the 1st year of primary education, in the literacy process, in a private school. Taking into account the sociointeractionist conception, part of the knowledge of the different writing hypotheses studied by the researcher Emilia Ferreiro and the reading strategies that the students begin this school phase. Perceiving the different phases and rhythm of the students, it was verified the need for diversified assessments and with specific criteria for each phase. Thus the work outlines the different types of evaluation, giving examples of different activities for each hypothesis studied, emphasizing the writing survey to identify the hypotheses. It presents the results obtained in a class in the year 2017 and also performs a discussion about the classification evaluation in this initial period of reading and writing learning. The work carried out has shown that all children advance in the process of literacy, each in its own rhythm and this must be respected at the time of decision of their school life. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20762 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
avaliacaocriteriosensinofundamental.pdf | 720,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.