Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20773
Título: A importância da história da matemática no processo de ensino aprendizagem
Título(s) alternativo(s): The importance of the history of mathematics in the teaching learning process
Autor(es): Silva, Maira da
Orientador(es): Sandmann, André
Palavras-chave: Geometria
Aprendizagem
Aritmética - Estudo e ensino
Geometry
Learning
Arithmetic - Study and teaching
Data do documento: 15-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SILVA, Maira da. A importância da história da matemática no processo de ensino aprendizagem. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo principal explanar sobre a importância da Historia da Matemática para o ensino aprendizagem. O trabalho se trata de uma pesquisa bibliográfica com o intuito de desmistificar alguns princípios matemáticos com base na origem de seus estudos, de acordo com as concepções de vários pesquisadores e filósofos antigos e atuais. Com isso, o artigo busca explicar o surgimento de algumas expressões matemáticas, da história e a importância da geometria, e a relevância do ensino de Matemática nos dias atuais e concluindo com o papel fundamental do professor na construção do conhecimento matemático. Os estudos apontam para a importância do conhecimento da história da matemática, pelo motivo de facilitar a sua aplicação didática pelo professor, e assimilação dos conceitos pelos alunos. Conclui-se que o processo de ensino aprendizagem fica mais enriquecedor, pois permite contemplar todo o estudo do significado da linguagem simbólica que a Matemática teve em todo o processo de desenvolvimento das civilizações.
Abstract: This paper aims to explain the importance of the History of Mathematics for teaching learning. The work is a bibliographical research with the intention of demystifying some mathematical principles based on the origin of their studies, according to the conceptions of several researchers and philosophers old and current. With this, the article seeks to explain the emergence of some mathematical expressions, the history and importance of geometry, and the relevance of the teaching of Mathematics in the present day and concluding with the fundamental role of the teacher in the construction of mathematical knowledge. The studies point to the importance of the knowledge of the history of mathematics, for the reason of facilitating its didactic application by the teacher, and assimilation of the concepts by the students. With this, the process of teaching learning becomes more enriching, since it allows to contemplate all the study of the meaning of the symbolic language that Mathematics had in the whole process of the development of civilizations.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20773
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
importanciahistoriamatematicaprocesso.pdf778,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.