Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20783
Título: | A experimentação no ensino de química: importância das aulas práticas no processo de ensino aprendizagem |
Autor(es): | Salesse, Anna Maria Teixeira |
Orientador(es): | Bortoli, Marlene Magnoni |
Palavras-chave: | Ensino - Meios auxiliares Ciência - Estudo e ensino Aprendizagem experimental Teaching - Aids and devices Science - Study and teaching Experiential learning |
Data do documento: | 14-Dez-2012 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | SALESSE, Anna Maria Teixeira. A experimentação no ensino de química: importância das aulas práticas no processo de ensino aprendizagem. 2012. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012. |
Resumo: | Este trabalho tem como temática compreender a importância da experimentação no Ensino de Química. A pesquisa foi desenvolvida com três séries do ensino médio e a metodologia foi realizada através de um questionário aplicado aos alunos, onde os mesmos puderam expor suas opiniões sobre o tema tratado. Após a avaliação, os resultados apontaram que o grande desinteresse dos alunos pelo estudo da química se deve, em geral, a falta de atividades experimentais que possam relacionar a teoria e a prática. Portanto, a experimentação no ensino é de fundamental importância para uma aprendizagem significativa, despertando um forte interesse entre os educandos, mostrando o papel da química no cotidiano e sendo uma das ferramentas fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem. Os resultados também demonstraram falta de tempo para a realização das atividades experimentais, precariedade de materiais, falta de espaço e também de recursos humanos apropriados, entre as principais dificuldades. |
Abstract: | This study aims at to understand the importance of experimentation in the Chemistry Teaching. The research was carried out with three High School grades and the methodology was conducted through a questionnaire given to the students, where they could express their opinions about the subject under study. After evaluation, the results showed that the students' indifference towards the study of chemistry, in general, is caused by the lack of experimental activities that are capable of linking theory to practice. Accordingly, experimentation in education is essential for a meaningful learning, stimulating a strong interest among students, showing the role of chemistry in everyday life and being one of the indispensable tools for the teaching-learning process. The results also showed lack of time for the performance of experimental activities, scarcity of materials, lack of space and also proper human resources, among the main difficulties. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20783 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_EDUMTE_II_2012_21.pdf | 231,2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.