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Título: As causas e consequências do índice de evasão escolar no ensino médio da Educação de Jovens e Adultos “EJA” Professor Antonio de Almeida Junior - Osasco SP
Autor(es): Ferrari, Fernando Augusto
Orientador(es): Bortoloto, Claudimara Cassoli
Palavras-chave: Evasão escolar na educação de adultos
Educação de adultos
Conhecimento e aprendizagem
Adult education dropouts
Adult education
Knowledge and learning
Data do documento: 2-Abr-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: FERRARI, Fernando Augusto. As causas e consequências do índice de evasão escolar no ensino médio da Educação de Jovens e Adultos “EJA” Professor Antonio de Almeida Junior - Osasco SP. 2014. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho tem como temática as causas e consequências do índice de evasão escolar do ensino de jovens e adultos “EJA” no ensino médio. Na primeira parte do trabalho aborda-se o desenvolvimento do ensino técnico no Brasil, que apoiados pelo governo, tinham como proposta vincular o ensino profissionalizante ao ensino secundário para formar mão de obra qualificada que atendesse o modelo capitalista de produção e as formas de racionalização do trabalho engendradas com esse sistema (fordismo, taylorismo e toyotismo). Com isso as reformas educacionais para o ensino médio reforçam a dualidade do sistema educacional nessa etapa de ensino, entre aqueles que o fazem para dar continuidade nos estudos e aqueles que o fazem para formação de mão-de-obra. A pesquisa evidenciou que as reformas educacionais estão permeadas pelas mudanças no mundo do trabalho e as imposições do sistema produtivo sobre elas também se insere nesse contexto. Por fim a pesquisa evidencia alguns fatores que são considerados como relevantes para a evasão escolar, dentre eles, destacam-se os problemas sociais e estruturais do sistema educacional e as condições materiais de existência que motivam milhares de jovens a abandonarem a escola e voltar-se para o trabalho, além da dificuldade da maioria em conciliar a tripla jornada diária finalizada através do acesso à educação.
Abstract: This work has as its theme the causes and consequences of school dropout of school youth and adults “AYE “in high school. In the first part of the paper discusses the development of technical education in Brazil, supported by the government , had proposed to link the vocational secondary to train skilled manpower that meets the capitalist production model of teaching and learning the ways of streamlining the engendered work with this system (Fordism, Taylorism and Toyotism ). With this educational reforms for high school reinforce the duality of the educational system in this stage of education, among those who do to continue the study and those who do training for hand labor. The research showed that educational reforms are permeated by the changing world of work and the constraints of the production system on them is also within this context. Finally the research highlights some factors that are considered relevant to truancy, among them we highlight the social and structural problems of the educational system and the material conditions of existence that motivate thousands of young people to leave school and go back up to work, apart from the difficulty of reconciling the most triple workday ended through access to education.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20826
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