Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20904
Título: As atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem: um olhar docente
Autor(es): Fritz, Ana Niza Dias
Orientador(es): Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça
Palavras-chave: Estratégias de aprendizagem
Jogos educativos
Aprendizagem por atividades
Learning strategies
Educational games
Active learning
Data do documento: 6-Dez-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: FRITZ, Ana Niza Dias. As atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem: um olhar docente. 2013. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: Existem várias metodologias utilizadas por professores em salas de aula, sendo que todas elas apresentam como objetivo em fazer com que o processo de ensino-aprendizagem transcorra da melhor maneira. Os jogos e brincadeiras sempre estiveram presentes na vida das crianças, pois desde quando vão se desenvolvendo ao decorrer da vida, a prática lúdica as auxiliam a adquirirem experiências e consequentemente aprendizado. Com a relevante atuação do lúdico no desenvolvimento das crianças, a sua prática vem cada dia mais sendo inserida nas escolas para auxiliar no ensino - aprendizado de alunos. Em função disso essa pesquisa buscou investigar sobre a prática de ensino-aprendizagem realizada com o lúdico juntamente com os professores que atuam nas escolas municipais do ensino fundamental. A partir da metodologia utilizada foi possível identificar como os professores do ensino fundamental vêem a pratica de atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem, além de observar como os alunos se desenvolvem em sala de aula e como praticam. Em decorrência ao uso do lúdico no processo de ensino-aprendizagem, os professores relataram que a sua prática auxilia as crianças a interpretarem e memorizar em seu imaginário fazendo assim com que o aprendizado seja algo que leve consigo para sua vida inteira, e que praticando brincadeiras com os alunos eles se desenvolvem e aprendem com mais facilidade. Sendo assim os educadores reconhecem a importância das atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem, sendo estas atividades desenvolvidas nas escolas, na própria sala de aula ou no pátio, como sendo algo positivo para o desenvolvimento do conhecimento adquirido pela criança. Desta forma os educando ao desenvolverem esse tipo de atividade participam entusiasmados.
Abstract: There are several methods used by teachers in the classroom , all of which are aimed at making the teaching-learning process proceed as smoothly as possible.Games were always present in the lives of children, since their early development to their course through life, playful practice helps them gain experience and consequently learning. With the relevant use playfulness in child development, this practice is increasingly being placed in schools to assist in the teaching and learning of students. As such this research aimed at investigating the practice of teaching and learning with playfulness held together by teachers working in elementary public schools. From the used methodology it was possible to identify how elementary school teachers see the practice of recreational activities in the teaching - learning process, in addition to observing how students develop in the classroom and how they use it in practice. Due to the use of the ludic in the process of teaching and learning, teachers report that this practice helps children interpret and store it in their minds thus making the learning process something they take with them for their entire lives, and that implementing recreational activities makes them develop and learn easily. Thus educators recognize the importance of play activities in the teaching-learning process, and that these activities in schools, in the classroom or on the playground, are something positive for the development of the knowledge acquired by the child. Thus when students develop this type of activity their involvement is a lot more enthusiastic.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20904
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_4.pdf1,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.