Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20977
Título: | Produção de microcontos por alunos do ensino fundamental: da produção à divulgação |
Autor(es): | Petermann, Rafael |
Orientador(es): | Ribeiro, Janete Santa Maria |
Palavras-chave: | Língua materna - Estudo e ensino Alfabetização Ensino - Metodologia Native language - Study and teaching Literacy Teaching - Methodology |
Data do documento: | 29-Nov-2013 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | PETERMANN, Rafael. Produção de microcontos por alunos do ensino fundamental: da produção à divulgação. 2013. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013. |
Resumo: | O presente trabalho visa apresentar uma proposta de sequência didática para o trabalho com gênero microconto nos anos finais do Ensino Fundamental. O trabalho baseia-se nas teorias de Lopes-Rossi(2011), Rocha (2012) e Schneuwly e Dolz (2004) para discutir a Sequência Didática. Apresenta-se neste projeto inicialmente uma revisão de literatura sobre gêneros discursivos, microcontos, práticas literárias no ciberespaço. No segundo momento coloca-se a metodologia da pesquisa e a discussão dos resultados, a partir dos quais é elaborada a sequência proposta, contando com um plano de ensino para o professor e o material do aluno. Por fim, no terceiro momento são apresentados os apêndices com o questionário aplicados, material do aluno e plano de ensino para o professor. |
Abstract: | This paper presents a proposal for a teaching sequence for working with gender microconto in the final years of elementary school. The paper is based on the theories of Lopes-Rossi (2011), Rocha (2012) and Schneuwly and Dolz (2004) to discuss the Teaching Sequence. We present in this project initially a review of literature on speech genres, microcontos, literary practices in cyberspace. In the second phase there is the research methodology and discussion about results, from which the proposal sequence is drawn up, with a teaching plan for teacher and student materials. Finally, the third time there are the appendices: applied questionnaire, student materials and syllabus for the teacher are presented. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20977 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_EDUMTE_2014_2_108.pdf | 670,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.