Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21032
Título: A ludicidade na alfabetização: perspectivas e possibilidades de novas aprendizagens
Autor(es): Santos, Fernanda Cristina Ribeiro dos
Orientador(es): Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso
Palavras-chave: Alfabetização
Educação de crianças
Ensino - Meios auxiliares
Literacy
Early childhood education
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 31-Out-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SANTOS, Fernanda Cristina Ribeiro dos. A ludicidade na alfabetização: perspectivas e possibilidades de novas aprendizagens. 2014. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo estudar a importância da ludicidade na alfabetização, especialmente nas primeiras séries do ensino fundamental, ressaltando a realidade pedagógica de uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Ibaiti-PR. Para alcançar esse objetivo, realizou-se inicialmente a pesquisa bibliográfica baseada em idéias e expressões de autores que falam do lúdico e de sua importância como recurso pedagógico que os professores podem utilizar em sala de aula como técnicas metodológicas na aprendizagem, visto que através da ludicidade os alunos poderão aprender de forma mais prazerosa, concreta e, consequentemente, mais significativa. Após essa etapa realizou-se uma pesquisa de campo, utilizando-se como instrumento de coleta de dados, questionário composto por perguntas abertas e fechadas que foram entregues a dez professores que atuam nas salas de alfabetização do ensino fundamental. Como resultados, foi possível mencionar que os jogos e as brincadeiras na sala de aula, podem ser considerados como atividades sociais distintas de interação peculiar e fundamental que garantem a interação e construção do conhecimento.
Abstract: This research aimed to study the importance of playfulness in literacy, especially in the early grades of elementary school, emphasizing the educational reality of a school municipal schools in the city of Ibaiti -PR. To achieve this goal, initially held the literature based on ideas and expressions of authors who speak of playful and its importance as an educational resource that teachers can use in the classroom as methodological techniques in learning, because by playfulness students can learn more pleasant way, concrete and therefore more significant. After this stage there was a field research, using as data collection instrument, questionnaire with open and closed questions that were given to ten teachers working in elementary school literacy classes. As a result, it was possible to mention that games and games in the classroom, can be considered as different social activities peculiar and fundamental interaction that guarantee the interaction and knowledge construction.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21032
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2014_45.pdf428,79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.