Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21049
Título: A inclusão dos portadores de síndrome de down nas escolas públicas: o limite entre a socialização e a aprendizagem
Autor(es): Furlan, Giane
Orientador(es): Wrasse, Carlos Laercio
Palavras-chave: Educação especial
Crianças deficientes - Educação
Educação inclusiva
Inclusão escolar
Special education
Children with disabilities - Education
Inclusive education
Mainstreaming in education
Data do documento: 11-Dez-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: FURLAN, Giane. A inclusão dos portadores de síndrome de down nas escolas públicas: o limite entre a socialização e a aprendizagem. 2014. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como temática, o estudo sobre a inclusão dos portadores de síndrome de down nas escolas públicas: o limite entre a socialização e a aprendizagem. A principal razão da inclusão é demonstrar que todas as pessoas são membros igualmente importantes em uma comunidade e que a diversidade e a diferença enriquecem o meio escolar, possibilitando novas aprendizagens, e o professor é continuamente desafiado a partir da implantação do modelo de inclusão. Portanto, é necessário que o professor se sensibilize e conscientize da necessidade da inclusão, que sua formação continuada possibilite situações de análise e reflexão sobre suas próprias condições de trabalho e suscite novas possibilidades de mediação. Diante disso, este trabalho foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de estudar e compreender o que é a síndrome de down, qual é importância da inclusão dos alunos com síndrome de down no ensino regular e ainda entender como é essencial a formação do professor, nesse contexto.
Abstract: This work had as its theme, the study on the inclusion of down syndrome, that in public schools: the boundary between socialization and learning. The main reason for inclusion is to demonstrate that all people are equally important members in a community and that diversity and difference enrich the school environment, enabling new learning, and the teacher is continuously challenged from the implementation of the inclusion model. Therefore, it is necessary for the teacher to sensitize and aware of the need for inclusion, your continuing education enables situations of analysis and reflection about their own working conditions and creates new possibilities for mediation. Thus, this work was carried out through a literature search in order to study and understand what is the down syndrome, which is as importance of including students with down syndrome in mainstream and still understand how the training is essential teacher in this context.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21049
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2014_53.pdf293,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.