Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21073
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTrovarelli, Patrícia
dc.date.accessioned2020-11-24T15:04:00Z-
dc.date.available2020-11-24T15:04:00Z-
dc.date.issued2018-06-22
dc.identifier.citationTROVARELLI, Patrícia. Contribuições metodológicas da geografia para estudos de áreas de risco no ensino fundamental e médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21073-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta os resultados das pesquisas acerca das metodologias e didáticas possíveis de serem utilizadas para trabalhar a temática áreas de risco socioambiental no ensino fundamental e ensino médio. Partiu do levantamento bibliográfico de artigos científicos, capítulos de livros e anais de congressos publicados em sites de pesquisa acadêmica após o ano de 2000. O objetivo geral foi verificar as possíveis metodologias e práticas educativas que estão sendo pesquisadas e utilizadas por professores, instituições ou pesquisadores sobre as áreas de risco socioambiental possíveis de serem utilizadas no ensino fundamental e médio. Como objetivo específico, verificou como e em quais ciclos dos Parâmetros Curriculares Nacionais a disciplina de Geografia pode contribuir para a abordagem da temática áreas de riscos socioambiental. A importância dessa pesquisa se justifica nos esclarecimentos sobre a abordagem das áreas de risco no ensino fundamental e médio abrindo possibilidades de investigações mais sistematizadas sobre o assunto, a fim de trazer novas contribuições para o aprimoramento de métodos e técnicas de ensino desta temática para a educação básica.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.subjectGeography - Study and teachingpt_BR
dc.titleContribuições metodológicas da geografia para estudos de áreas de risco no ensino fundamental e médiopt_BR
dc.title.alternativeMethodological contributions of geography for studies of risk areas in elementary and high schoolpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta os resultados das pesquisas acerca das metodologias e didáticas possíveis de serem utilizadas para trabalhar a temática áreas de risco socioambiental no ensino fundamental e ensino médio. Partiu do levantamento bibliográfico de artigos científicos, capítulos de livros e anais de congressos publicados em sites de pesquisa acadêmica após o ano de 2000. O objetivo geral foi verificar as possíveis metodologias e práticas educativas que estão sendo pesquisadas e utilizadas por professores, instituições ou pesquisadores sobre as áreas de risco socioambiental possíveis de serem utilizadas no ensino fundamental e médio. Como objetivo específico, verificou como e em quais ciclos dos Parâmetros Curriculares Nacionais a disciplina de Geografia pode contribuir para a abordagem da temática áreas de riscos socioambiental. A importância dessa pesquisa se justifica nos esclarecimentos sobre a abordagem das áreas de risco no ensino fundamental e médio abrindo possibilidades de investigações mais sistematizadas sobre o assunto, a fim de trazer novas contribuições para o aprimoramento de métodos e técnicas de ensino desta temática para a educação básica.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Magalhães, Vanderlei Leopold
dc.contributor.referee1Magalhães, Vanderlei Leopold
dc.contributor.referee2Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
dc.contributor.referee3Santos, Ricardo dos
dc.contributor.referee4Scherpinski, Neusa Idick
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
contribuicoesmetodolgicasgeografiaestudos.pdf1,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.