Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21076
Título: Capoeira na escola: uma experiência aplicada no ensino fundamental
Autor(es): Souza, Lukas Jorge de
Orientador(es): Santos, Ricardo dos
Palavras-chave: Educação - Programas de atividades
Música - Instrução e estudo
Exercícios físicos
Activity programs in education
Music - Instruction and study
Exercise
Data do documento: 8-Dez-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SOUZA, Lukas Jorge de. Capoeira na escola – uma experiência aplicada no ensino fundamental. 2014. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como temática o ensino da Capoeira e pretendeu demonstrar a importância da capoeira no ensino fundamental, analisando seus benefícios para o desenvolvimento dos alunos, em aspectos como a disciplina, o comportamento e na melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Para isto, também apresentamos a Capoeira aos alunos; ensinamos movimentos e músicas de Capoeira com instru-mentos próprios; realizamos com a turma práticas corporais com movimentos de Capoeira; trabalhamos os valores morais, de respeito ao próximo, à figura do profes-sor, de socialização, disciplina e comportamento que a Capoeira traz e analisamos o aumento do interesse na aprendizagem dos conteúdos e nas mudanças positivas dos alunos. A realização da pesquisa foi feita num colégio da rede pública de ensino onde uma professora, disponibilizou algumas de suas aulas de Educação Física pa-ra a realização desta pesquisa, que foi quantitativa por meio do método de campo, utilizando a técnica de pesquisa de questionários, que foram aplicados aos professores que ministram aulas na referida turma, público alvo do projeto.
Abstract: This work was subject teaching capoeira and seeks to demonstrate the importance of poultry in elementary school, analyzing its benefits for the development of students in areas such as discipline, behavior and improving the teaching-learning process. For this, we also present Capoeira students; teach motions and songs of Capoeira with instruments themselves; performed with the bodily practices class with Capoeira movements; work moral values, respect for others, the professor figure, socialization, discipline and behavior that Capoeira brings and analyze the increased interest in learning the content and the positive changes in students. The research was done in a school of public school where a teacher, provided some of their physical education classes for this research, which was quantitatively through the field method, using questionnaires research technique, which were applied to the teachers that teach in that class, project target audience.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21076
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2014_81.pdf1,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.