Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21118
Título: Metodologias de práticas de ensino voltadas para alunos do ensino médio
Autor(es): Bianchini, Amanda Bevilaqua
Calzavara, Silmara Forner
Mendes, Jhones Donizetti
Orientador(es): Lima, Ivone Teresinha Carletto
Palavras-chave: Atividades criativas na sala de aula
Interação social
Aprendizagem experimental
Creative activities and seat work
Social interaction
Experiential learning
Data do documento: 24-Out-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: BIANCHINI, Amanda Bevilaqua; CALZAVARA, Silmara Forner; MENDES, Jhones Donizetti. Metodologias de práticas de ensino voltadas para alunos do ensino médio. 2014. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar algumas práticas de ensino voltadas para alunos do ensino médio. As metodologias propostas estão classificadas como: a) criação de pinturas em azulejo; b) ilustrações de charges; c) construção de maquete de bacia hidrográfica em argila; d) confecção de mapa digital; e) confecção de folders; f) atividades de “stand up”, g) construção de cartas imaginárias e; h) aulas de campo. A pesquisa relata que uma determinada parte dos alunos não atinge a aprendizagem necessária devido à relação com o professor. Esta precarização do ensino se dá porque: a) talvez o docente não seja formado especificamente na disciplina que leciona; b) teve uma graduação precária; c) não domina o conteúdo e d) aplica aulas muito monótonas, tradicionais, doutrinatárias, desestimulando o aluno a se interessar pelo conhecimento que deveria ser compreendido. As metodologias acima citadas promovem em sua maioria, dependendo da descontração e vontade de inovar do professor, um ótimo desempenho, tendo como resultados: a) estimula o aluno a aprender com gosto o que está sendo ensinado; b) trazendo o conteúdo global e distante para uma visão mais local e à realidade do discente; c) aguçando a percepção ambiental destes alunos; d) faz o aluno perceber que o conteúdo teórico exposto no livro didático pode fazer parte da sua realidade vivenciada. Portanto, esta pesquisa apresenta algumas práticas de ensino que já foram testadas em ambientes educacionais e atingiram o objetivo proposto, tornando as aulas mais dinâmicas, inovadoras, construindo seres críticos construindo o conhecimento de qualidade.
Abstract: This study intends to present some teaching practices focused on high school students. The proposed methodologies are classified as: a) creation of paintings tiled b) graphics cartoons c) construction of model of basin clay d) preparation of digital map, and) making folders f) activities "stand up ", g) construction of imaginary letters and h) field lessons. The survey reports a certain part of students do not reach the necessary learning because of the relationship with the teacher. This instability of teaching is because: a) the teacher may not be specifically trained in the discipline that teaches b) had a poor degree c) does not control the contents and d) applies lessons extremely monotonous, traditional, discouraging the student become interested in the knowledge that should be understood. The methods abovementioned promote mostly depending on distraction and desire to innovate of the teacher, a great performance having as result: a) encourages the student to learn liking what is being taught, b) bringing global content and away for a more local view and the reality of the student c) sharpening the environmental perception of these students, d) does the student realize that the exposed theoretical content in the textbook can be part of your reality experienced. Therefore, this research presents some teaching practices that have been tested in educational settings and reached the proposed goal, making lessons more dynamic, innovative, building critical beings constructing knowledge quality.
Descrição: Trabalho apresentado no I Simpósio Nacional de Métodos e Técnicas da Geografia e XXII Semana de Geografia
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21118
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2014_113.pdf2,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.