Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21122
Título: Perspectivas das práticas de ensino de ciências da natureza e suas tecnologias nas escolas públicas no município de Serranópolis do Iguaçu
Título(s) alternativo(s): Perspectives of teaching practices of natural sciences and their technologies in public schools in the municipality of Serranópolis do Iguaçu
Autor(es): Rocha, Lucimara da
Orientador(es): Cedran, Jaime da Costa Cedran
Palavras-chave: Currículos
Ensino – Metodologia
Ciência - Estudo e Ensino
Education – Curricula
Teaching – Methodology
Science - Study and teaching
Data do documento: 15-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: ROCHA, Lucimara da. Perspectivas das práticas de ensino de ciências da natureza e suas tecnologias nas escolas públicas no município de Serranópolis do Iguaçu. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Este trabalho teve como temática o estudo das ciências da natureza e suas tecnologias nas duas escolas públicas estaduais do município de Serranópolis do Iguaçu. Buscou-se analisar os documentos norteadores que as escolas utilizam, contrapondo com os as metodologias de ensino utilizadas pelos professores e os métodos de ensino constantes nos Projetos Pedagógicos Curriculares das instituições de ensino. Um aspecto importantíssimo analisado são as reais intenções de se trabalhar com os alunos de forma contextualizada e interdisciplinar. Conclui-se que a função das ciências da natureza e suas tecnólogas é algo maior que apenas ensinar os conteúdos científicos acumulados pela humanidade, é contribuir para que o ser humano saiba o que fazer com estes conhecimentos, materializando o capital intelectual e transformando-o em qualidade de vida, instrumentalizando para viver melhor em sociedade, para resolver problemas do seu dia-a-dia de forma que o aprendizado se torne significativo.
Abstract: This work had as its theme the study of the natural sciences and their technologies in the two state public schools of the municipality of Serranópolis do Iguaçu. We sought to analyze the guiding documents that the schools use, contrasting with the teaching methodologies used by the teachers and the teaching methods included in the Curricular Pedagogical Projects of the educational institutions. A very important aspect analyzed is the real intentions of working with the students in a contextualized and interdisciplinary way. It is concluded that the function of the natural sciences and their technologists is something greater than just teaching the scientific contents accumulated by humanity, is to contribute só that the human being knows what to do with this knowledge, materializing intellectual capital and transforming it into quality of life, instrumentalizing to live better in society, to solve problems of their day to day só that learning becomes significant.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21122
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
perspectivasensinocienciasnatureza.pdf244,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.