Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21154
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreitas, Suzana Cristina de
dc.date.accessioned2020-11-24T15:23:28Z-
dc.date.available2020-11-24T15:23:28Z-
dc.date.issued2018-06-01
dc.identifier.citationFREITAS, Suzana Cristina de. A influência do educar na primeira infância: a indispensável formação continuada para docentes da educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21154-
dc.description.abstractThis work was the subject of study the continuing training of teachers of children’s education from 0 to 5 years. The general objective of the research was to identify and point out the importance of educating in early childhood, through the continuing training of teachers. The survey was bibliographic, documentary and field, with questionnaire application in two municipal centers of children’s education of the city of Paranavaí-PR, addressing the teachers as they constitute their process of continued formation and how they evaluate this action for pedagogical practice. The results of the survey pointed to a certain distance from the continuing formation offered with the daily practice of the school context.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectCrianças - Formaçãopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.subjectChild rearingpt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.titleA influência do educar na primeira infância: a indispensável formação continuada para docentes da educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeThe influence of educating in early childhood: the indispensable continuing training of teachers of children’s educationpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objeto de estudo a formação continuada dos professores da educação infantil de 0 a 5 anos. O objetivo geral da pesquisa foi identificar e apontar a importância do educar na primeira infância, por meio da formação continuada dos professores. A pesquisa realizada foi bibliográfica, documental e de campo, com aplicação de questionários em dois Centros Municipais de Educação Infantil da cidade de Paranavaí – PR, abordando os professores como constituem seu processo de formação continuada e como avaliam essa ação para a prática pedagógica. Os resultados da pesquisa apontaram para uma certa distância da formação continuada oferecida com a prática diária do contexto escolar.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Cidmar Ortiz dos
dc.contributor.referee1Santos, Cidmar Ortiz dos
dc.contributor.referee2Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
dc.contributor.referee3Donel, Marlene Lucia Holz
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
influenciaeducarprimeirainfancia.pdf1,8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.