Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21154
Título: A influência do educar na primeira infância: a indispensável formação continuada para docentes da educação infantil
Título(s) alternativo(s): The influence of educating in early childhood: the indispensable continuing training of teachers of children’s education
Autor(es): Freitas, Suzana Cristina de
Orientador(es): Santos, Cidmar Ortiz dos
Palavras-chave: Educação permanente
Crianças - Formação
Professores - Formação
Continuing education
Child rearing
Teachers, Training of
Data do documento: 1-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: FREITAS, Suzana Cristina de. A influência do educar na primeira infância: a indispensável formação continuada para docentes da educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Este trabalho teve como objeto de estudo a formação continuada dos professores da educação infantil de 0 a 5 anos. O objetivo geral da pesquisa foi identificar e apontar a importância do educar na primeira infância, por meio da formação continuada dos professores. A pesquisa realizada foi bibliográfica, documental e de campo, com aplicação de questionários em dois Centros Municipais de Educação Infantil da cidade de Paranavaí – PR, abordando os professores como constituem seu processo de formação continuada e como avaliam essa ação para a prática pedagógica. Os resultados da pesquisa apontaram para uma certa distância da formação continuada oferecida com a prática diária do contexto escolar.
Abstract: This work was the subject of study the continuing training of teachers of children’s education from 0 to 5 years. The general objective of the research was to identify and point out the importance of educating in early childhood, through the continuing training of teachers. The survey was bibliographic, documentary and field, with questionnaire application in two municipal centers of children’s education of the city of Paranavaí-PR, addressing the teachers as they constitute their process of continued formation and how they evaluate this action for pedagogical practice. The results of the survey pointed to a certain distance from the continuing formation offered with the daily practice of the school context.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21154
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
influenciaeducarprimeirainfancia.pdf1,8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.