Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21194
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Tozatti, Cleonice Aparecida | |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T15:34:00Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T15:34:00Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-11 | |
dc.identifier.citation | TOZATTI, Cleonice Aparecida. Contando história e fazendo arte: desvendando potencialidades do deficiente intelectual. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnologica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21194 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Motivação na educação | pt_BR |
dc.subject | Imaginação na literatura | pt_BR |
dc.subject | Crianças deficientes | pt_BR |
dc.subject | Motivation in education | pt_BR |
dc.subject | Imagination in literature | pt_BR |
dc.subject | Children with disabilities | pt_BR |
dc.title | Contando histórias e fazendo arte: Desvendando potencialidades do deficiente intelectual | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo constitui em trabalho de conclusão do curso da utfpr, sobre metodologia e técnicas de ensino. Tendo por finalidade a realização de uma pesquisa sobre contação de história, onde foram apresentadas algumas técnicas artísticas e em seguida desenvolvidas atividades sugeridas pela professora, visando o desenvolvimento psicossocial do educando com necessidades educacionais especiais, estes inseridos em uma escola especial. Contar história para os filhos deveria ser tão importante como cuidar de sua alimentação, a história nos propicia o mundo da fantasia, onde as emoções são exteriorizadas. Notou-se que os alunos mesmo não sendo alfabetizados demonstraram interesse, motivação e sensibilidade para ouvir histórias. Baseado em conversas informais com os familiares, constatou-se que os alunos foram privados desse prazer durante sua primeira e segunda infância, devido a limitações cognitivas e a aspecto sócio econômico. A proposta sobre contação de histórias, dramatização e fazer artístico através de técnicas de pintura proporcionou a interação entre alunos e familiares, contribuindo dessa maneira para inseri-lo em seu meio social. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Juliano, Joice Maria Maltauro | |
dc.contributor.referee1 | Juliano, Joice Maria Maltauro | |
dc.contributor.referee2 | Juliano, Joice Maria Maltauro | |
dc.contributor.referee3 | Juliano, Joice Maria Maltauro | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_EDUMTE_II_2014_30.pdf | 532,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.