Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21198
Título: Ensinar e incluir: o uso das salas de recursos multifuncionais e suas técnicas educativas no ensino fundamental e médio
Título(s) alternativo(s): To teach and to include: use of resources classrooms and theirs educative technics in the elementary and high school
Autor(es): Lopes, Priscila de Sousa
Orientador(es): Berghauser, Neron Alipio Cortes
Palavras-chave: Educação inclusiva
Legislação
Crianças - Desenvolvimento
Inclusive education
Legislation
Child development
Data do documento: 16-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: LOPES, Priscila de Sousa. Ensinar e incluir: o uso das salas de recursos multifuncionais e suas técnicas educativas no ensino fundamental e médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: A educação, enquanto prática cotidiana que busca libertar o ser humano da sua própria servidão na sociedade moderna, precisa vencer as barreiras instituídas que preterem os menos favorecidos. Neste sentido, viu-se, a partir das últimas décadas do século passado, tentativas das mais variadas para oferecer noções de igualdade de direitos à educação aos menos providos, na forma de políticas de inclusão. Por todo o planeta, vê-se surgir propostas diversificadas de inserção de pessoas com alguma dificuldade de aprendizado, no ambiente escolar. No Brasil, esta realidade não seria diferente; pelo menos, no discurso. Este trabalho teve como temática o uso das salas de recursos multifuncionais enquanto proposta metodológica de ensino como meio e suporte para a inclusão escolar e social. O seu desenvolvimento reflete o interesse em promover uma reflexão nos espaços educacionais que promovam as transformações de que tanto necessita a própria sociedade. Para tanto, parte-se da hipótese de que a qualificação dos profissionais que atuam nestes ambientes seja uma das estratégias de sucesso no atendimento educacional. Além disto, a presente investigação ressalta a necessidade de o professor das salas de recursos buscar o aprimoramento para se adaptar ao meio social do aluno e tornar-se um facilitador. Como há legislação que garante este tipo de serviço, a pesquisa também explorou tais documentos e materiais bibliográficos, os quais permitiram análises, constatações e reflexões críticas acerca da temática. Em síntese, a produção traz à tona informações relevantes sobre o ensino e a inclusão das pessoas com deficiências em escolas regulares, como prevê a legislação vigente.
Abstract: Education, as a daily practice that seeks to liberate the human being from his own servitude in modern society, must overcome the barriers instituted that preach the least favored. In this sense, from the last decades of the last century, attempts have been made to offer the notions of equality of rights to education to the less favored, in the form of inclusion policies. Throughout the world, we see diversified proposals for the insertion of people with some learning difficulties in the school environment. In Brazil, this reality would not be different; at least, in speech. This work had as its theme the use of multifunctional resource rooms as a methodological proposal of teaching as a medium and support for school and social inclusion. Its development reflects the interest in promoting a reflection in the educational spaces that promote the transformations that society só badly needs. Therefore, the hypothesis is that the qualification of the professionals who work in these environments is one of the strategies of success in the educational service. In addition, the present research highlights the need for the resource room teacher to seek improvement in order to adapt to the social environment of the student and to become a facilitator. As there is legislation that guarantees this type of service, the research also explored such documents and bibliographic materials, which allowed analyzes, observations and critical reflections on the subject. In summary, the production brings to the fore relevant information on the teaching and inclusion of people with disabilities in regular schools, as provided by the current legislation.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21198
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
usorecursosmultifuncionaisensino.pdf393,06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.