Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21386
Título: A gestão das escolas de ensino médio integral da diretoria de ensino de São José dos Campos: uma análise após a implementação do programa de ensino integral
Título(s) alternativo(s): The management of high schools integral of the board of education of São José dos Campos: an analysis after the implementation of the integral education program
Autor(es): Souza, David Rangel de
Orientador(es): Pezarico, Giovanna
Palavras-chave: Ensino
Avaliação
Escolas - Organização e administração
Teaching
Evaluation
School management and organization
Data do documento: 8-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SOUZA, David Rangel de. A gestão das escolas de ensino médio integral da diretoria de ensino de São José dos Campos: uma análise após a implementação do programa de ensino integral. 2018. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Esta pesquisa tem como seu foco o modelo de ensino integral, empregado nas escolas estaduais do Estado de São Paulo a partir do ano de 2012. O Programa Ensino Integral visa a formação do indivíduo para o exercício da cidadania, tendo como grande diferencial o Protagonismo Juvenil como um dos princípios educativos. O estudo foi baseado nas análises do Modelo de Gestão do Programa Ensino Integral, Resoluções elaboradas para o Programa e nos resultados obtidos pelas unidades escolares por meio do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – Saresp, no qual, as unidades escolares registraram avanços consideráveis a partir de sua implantação. Com o estudo foi evidenciado um aumento de até 20% no índice Saresp no ano seguinte a inclusão da escola no Programa. Foi evidenciado também o trabalho do Gestor Escolar, no caso o próprio Diretor da escola e sua equipe gestora, que por meio de ferramentas de gestão como o PDCA e o Modelo de Gestão desenvolvido para o Programa, que aprimoram as práticas e auxiliam no alcance dos índices obtidos.
Abstract: This research presents its focus on the model of integral education, employed in the state schools of the State of São Paulo from the year 2012. The Integral Education Program aims at the formation of the individual to the exercise of citizenship, having as a great differential the Juvenile Protagonism as one of the educational principles. The study was based on the analyzes of the Management Model of the Integral Education Program, the Resolutions prepared for the Program and the results obtained by the school units through the School Performance Evaluation System of the State of São Paulo - Saresp, in which the school units considerable progress since its implementation. The study showed an increase of up to 20% in the Saresp index in the year following the inclusion of the school in the Program. It was also evidenced the work of the School Manager, in this case the School Director himself and his management team, who through management tools such as the PDCA and the Management Model developed for the Program, improve the practices and help in reaching the indexes obtained.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21386
Aparece nas coleções:CT - Gestão Pública Municipal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GPMS_VI_2018_11.pdf745,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.