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Título: Indicadores de recursos humanos em serviços públicos: uma análise do turnover do Poupatempo São José dos Campos
Autor(es): Telmo, Patrícia Hellen Bertacini
Orientador(es): Vicentin, Ivan Carlos
Palavras-chave: Serviço público - Administração de pessoal
Serviço público - Terceirização
Rotatividade de pessoal
Civil service - Personnel management
Civil service - Contracting out
Labor turnover
Data do documento: 12-Abr-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: TELMO, Patrícia Hellen Bertacini. Indicadores de recursos humanos em serviços públicos: uma análise do turnover do Poupatempo São José dos Campos. 2011. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2011.
Resumo: Este trabalho teve como tema a elevada rotatividade de funcionários terceirizados dentro da área de atendimento em serviços públicos e como objetivo principal, a identificação das razões pelas quais estes funcionários solicitam o desligamento do trabalho. Para atingir tal objetivo, foi elaborada uma pesquisa eletrônica qualitativa e enviada aos ex-funcionários que desempenharam atividades de atendimento ao público no Poupatempo São José dos campos e que solicitaram o desligamento de suas funções. O trabalho se desenvolveu em três etapas sendo: a identificação dos pesquisados, o desenvolvimento e aplicação das pesquisas e a tabulação das respostas obtidas. Foi verificado que, no caso específico do Poupatempo São José dos Campos, a questão salarial foi fundamental para manter o índice de rotatividade de pessoal elevado, entretanto vários outros fatores também contribuíram para esse quadro. Conclui-se que o processo de terceirização e contratação de pessoal deve ser melhor observado para que se consiga minimizar os impactos causados pela troca constante do quadro de funcionários de uma organização que pretende manter níveis de excelência no atendimento ao público.
Abstract: This work had as its theme the high turnover of contractors within the service area of public services and main objective is to identify the reasons why these employees request the shutdown work. To achieve this goal, we developed an electronic survey sent to the qualitative and former employees who played the public service activities in San Jose Poupatempo fields and who requested termination of their functions. The work is being developed in three stages: the identification of respondents, the development and application of research and tabulation of the responses. It was found that, in the specific case Poupatempo Sao Jose dos Campos, the salary issue was essential to maintain the rate of staff turnover high, but several other factors also contributed to this situation. It is concluded that the process of outsourcing and staffing should be better observed for one to minimize the impacts caused by the constant exchange of staff of an organization that wants to maintain levels of excellence in customer service.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21461
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