Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21719
Título: Problemas e desafios no exercício da atividade docente com ênfase em ciências
Autor(es): Mendonça, Ana Paula
Orientador(es): Bocardi, Juliane Maria Bergamin
Palavras-chave: Professores
Currículos - Mudança
Ciência - Metodologia
Teachers
Curriculum change
Science - Methodology
Data do documento: 29-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: MENDONÇA, Ana Paula. Problemas e desafios no exercício da atividade docente com ênfase em ciências. 2014. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Momentos históricos, políticos e econômicos contribuíram nas diferentes tendências e mudanças no currículo de ciências. Este trabalho teve por função discutir os desafios e dificuldades de aprendizagem do ensino de Ciências Naturais. Foi realizada uma pesquisa com 20 professores da rede pública municipal, vinculados à Secretaria da educação de Ensino do município de Araras, SP. Todos os professores que participaram da pesquisa são atuantes no Ensino Fundamental na disciplina de Ciências. Foi possível verificar quais os conteúdos que os alunos apresentam maior dificuldade de aprendizado em cada ano e os maiores desafios que os professores enfrentam. A partir disso discutem-se práticas metodológicas que contribuem para melhorar esses resultados. Nos dados obtidos, os professores apontaram a relevância da experiência profissional no seu desenvolvimento e de suas ações e relataram seus métodos, recursos e as principais dificuldades de aprendizagem.
Abstract: Historical moments, political and economic contributed in different trends and changes in the science curriculum. This work is due to discuss the challenges and difficulties of learning the teaching of Natural Sciences. A survey of 20 teachers of the municipal public network, linked to the Department of Education for Teaching Araras, SP was performed. All teachers who participated in the survey are active in primary education in the discipline of Sciences. It was possible to verify what content students have more difficulty learning in each year and the biggest challenges that teachers face. From this we discuss methodological practices that contribute to improving these results. The data obtained, the teachers pointed out the relevance of professional experience in their development and their actions and reported their methods, resources and key learning difficulties.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21719
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_IV_2014-05.pdf364,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.