Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21722
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCandido, Ademilson Aparecido
dc.date.accessioned2020-11-24T19:10:10Z-
dc.date.available2020-11-24T19:10:10Z-
dc.date.issued2015-12-05
dc.identifier.citationCANDIDO, Adenilson Aparecido. A percepção do uso da tecnologia na educação por alunos do 9° ano. 2015. 37 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21722-
dc.description.abstractThe use of technologies in or outside the classroom is a way to make the learner participate in the learning process, as well as to explore the facilities and diversity of information that this new form of learning provides. The incorporation of new technologies into the educational process brings learning gains to students and also to education professionals. Therefore, technology integration and pedagogy may become a new way of better preparing the student for the job market. The objective of this work was to analyze how the introduction of new technologies in the school environment can influence student performance and make an analysis of pedagogical practice with the use of technologies. The scientific research was carried out through the collection of data in books, printed documents and the application of a questionnaire to the students. The elaboration of this work was carried out through a case study and survey with the students of the 9th grade, of the E.E. Prof. Antônio José Peres Marques, Mogi Mirim, in the interior of São Paulo. For the data collection, a questionnaire was applied with the three classes of the 9th year of elementary school. The questionnaire contained ten questions, part of which was objective and part of the essay. Data obtained indicate that the use of technology in the classroom or the use of the computer lab can generate significant changes in teaching methodology. The technology, used in an educational way, gives the student the discovery of new forms of learning, new knowledge with the teacher's mediation. Thus, the use of technology in the school environment brings a new form of teaching and the relationship between teacher and student, helping both in the learning process. Faced with the realization of this scientific research it was observed that it is up to educators to use technology in the classroom as a way to reduce digital exclusion and guarantee quality in the transmission of knowledge. Technology can make a quantum leap in the teaching and learning process. It is a tool that helps the student's learning process. Also, it is possible to highlight the innumerable advantages in the use of technology as, the ease and the different forms of learning, enrique the class and motivates the student.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectComunicação na tecnologiapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectCommunication of technical informationpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectDigital dividept_BR
dc.titleA percepção do uso da tecnologia na educação por alunos do 9° anopt_BR
dc.title.alternativeThe perception of the use of technology in education by students of the 9th gradept_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA utilização das tecnologias em sala de aula ou fora dela é uma forma de fazer o educando participar do processo de aprendizado, além de explorar as facilidades e a diversidade de informações que esta nova forma de aprendizagem proporciona. A incorporação das novas tecnologias, ao processo educativo, traz ganhos de aprendizagem aos estudantes e também aos profissionais da educação. Portanto, a integração tecnologia e pedagogia pode se tornar uma nova forma de preparar melhor o aluno para o mercado de trabalho. O objetivo deste trabalho foi analisar como a introdução das novas tecnologias, no ambiente escolar, podem influenciar no desempenho do estudante e fazer uma análise da prática pedagógica com a utilização das tecnologias. A pesquisa cientifica foi realizada através da coleta de dados em livros, documentos impressos e a aplicação de um questionário aos discentes. A elaboração deste trabalho foi realizada através de um estudo de caso e levantamento com os alunos do 9º ano, da escola E.E. Prof. Antônio José Peres Marques, Mogi Mirim, interior de São Paulo. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário com as três turmas do 9º ano do ensino fundamental. O questionário, continha dez questões, sendo parte delas objetiva e parte dissertativa. dados obtidos apontam que o uso da tecnologia em sala de aula ou a utilização do laboratório de informática pode gerar mudanças significativas na metodologia do ensino. A tecnologia, utilizada de forma educacional, propicia ao aluno a descoberta de novas formas de aprendizagem, novos conhecimentos com a mediação do professor. Destarte, o uso da tecnologia no ambiente escolar traz uma nova forma de ensino e na relação entre professor e aluno, auxiliando ambos no processo de aprendizagem. Diante da realização desta pesquisa cientifica observou-se que, cabe aos educadores, utilizarem a tecnologia em sala de aula como uma forma de reduzir a exclusão digital e garantir qualidade na transmissão dos conhecimentos. A tecnologia pode dar um salto de qualidade no processo de ensino e aprendizagem. É uma ferramenta que auxilia o processo de aprendizagem do discente. Outrossim, pode-se destacar as inúmeras vantagens na utilização da tecnologia como, a facilidade e as diferentes formas de aprendizagem, enrique a aula e motiva o discente.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Cedran, Jaime da Costa
dc.contributor.referee1Cedran, Jaime da Costa
dc.contributor.referee2Cedran, Jaime da Costa
dc.contributor.referee3Cedran, Jaime da Costa
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIASpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_I_2014_1.pdf778,44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.