Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21818
Título: As implicações educativas do xadrez na perspectiva do ensino de ciências
Autor(es): Ferreira, Vânia Aparecida Suttanni
Orientador(es): Brandão, William Arthur Philip Louis Naidoo Terroso de Mendonça
Palavras-chave: Xadrez
Ciência - Metodologia
Estratégias de aprendizagem
Chess
Science - Methodology
Learning strategies
Data do documento: 8-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: FERREIRA, Vânia Aparecida Suttanni. As implicações educativas do xadrez na perspectiva do ensino de ciências. 2014. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: A presente pesquisa tem como tema as implicações educativas do xadrez na perspectiva do ensino de ciências tendo como objetivo geral pesquisar a importância do ensino de xadrez como metodologia auxiliar no processo de ensino aprendizagem. Apresenta uma abordagem teórico-conceitual aliada a análise de um resultado prático da questão. Discute os conceitos, os benefícios e a associação do xadrez às disciplinas escolares. Apresenta conceitos de que o conhecimento é um processo contínuo e que se estenderá por toda vida. Complementado por uma pesquisa de campo realizada na Escola Estadual São João, demonstrando as conquistas e a evolução da aprendizagem constatada na Escola a partir da implantação do Projeto de Xadrez. Esta evolução é comprovada pelas premiações dos alunos obtidas a nível municipal, estadual e nacional e medidas pelo SAEP – Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná. Traz como resultado a comprovação de que o xadrez é um forte aliado ao desenvolvimento intelectual e social, quando incentivado e apoiado pela equipe pedagógica da escola.
Abstract: This research had as its theme the educational implications of chess from the perspective of science education as having overall objective to investigate the importance of teaching chess to assist in the teaching learning process methodology. Presented a combined theoretical-conceptual approach to the analysis of a practical outcome of the matter. Discussed the concepts, benefits and membership of chess to school subjects. Presented concepts that knowledge is an ongoing process and will continue for a lifetime. Complemented by field research conducted in the Escola Estadual São João demonstrating the achievements and developments of learning found in the School from the implementation of the Project Chess. This trend is evidenced by awards students obtained the municipal, state and national level and measured by SAEP – Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná. As a result brings proof that chess is a strong ally to the intellectual and social development, when encouraged and supported by the teaching staff of the school.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21818
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_IV_2014_100.pdf3,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.