Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21883
Título: Importância da experimentação no ensino de ciências
Autor(es): Pensin, Gean Antônio Belo
Orientador(es): Viera, Graciela Leila Heep
Palavras-chave: Ciência - Experiências
Ensino - Meios auxiliares
Aprendizagem por atividades
Science - Experiments
Teaching - Aids and devices
Active learning
Data do documento: 6-Dez-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: PENSIN, Gean Antônio Belo. Importância da experimentação no ensino de ciências. 2014. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como temática a importância da experimentação no ensino de Ciências, visando evidenciar que a mesma contribui na formação de significados cognitivos aos educandos, que contribuem na fixação e apropriação dos conhecimentos trabalhados no decorrer do processo de ensino aprendizagem. As práticas experimentais se comparadas às aulas expositivas, desenvolvem maior atenção e interesse aos educandos, pois possibilitam ao mesmo, vivenciar o que foi trabalhado anteriormente apenas teoricamente. Assim, analisando as respostas dos questionários aplicados a alguns docentes de uma escola da região Noroeste do Paraná, os mesmos mostram que os docentes dispõem de grande autonomia para realizarem as suas práticas, da maneira e local desejado, cobrando ou não tarefas dos educandos após a sua execução.
Abstract: This work had as its theme the importance of experimentation in teaching science, seeking evidence that it contributes to the formation of cognitive meanings to students, contributing in setting and acquisition of knowledge worked during the teaching and learning process. The experimental practices compared to lectures, develop greater attention and interest to the learners, as they allow the same, experience what was previously worked only in theory. Thus, analyzing the responses from questionnaires given to some teachers of a school of the Northwest of Paraná, they show that teachers have great autonomy to conduct their practices, and the way you want it, or not charging tasks of the students after their implementation.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21883
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_2014_2_32.pdf563,06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.