Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21916
Título: | O ensino de ecologia, conservação ambiental e sustentabilidade no ensino médio |
Autor(es): | Palacio Netto, Luiz |
Orientador(es): | Periotto, Fernando |
Palavras-chave: | Conscientização Conhecimento e aprendizagem Meio ambiente e jovens Abordagem interdisciplinar do conhecimento Awareness Knowledge and learning Environment and young adults Interdisciplinary approach to knowledge |
Data do documento: | 4-Jun-2011 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | PALACIO NETTO, Luiz. O ensino de ecologia, conservação ambiental e sustentabilidade no ensino médio. 2011. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011. |
Resumo: | Este trabalho teve como temática o desenvolvimento e análise do Ensino de Ecologia nas classes finais (3º. Ano) do Ensino Médio da Escola Estadual Cidade Soimco II, localizada em Cumbica, Guarulhos, São Paulo, envolvendo as concepções educativas pertinentes à construção do conhecimento, através dos métodos tradicional e diversificado, tendo sido desenvolvido perante observação dos procedimentos teórico-educacionais aplicados e desempenho dos alunos para o tema de Ecologia no terceiro ano do ensino médio. Buscou conscientizar sobre a importância da conservação do meio ambiente, apresentou alternativas de sustentabilidade para a construção de uma sociedade consciente, propondo uma metodologia de trabalho interdisciplinar e diversificada dentro dos princípios de colaboração, interação e autonomia entre educandos e educadores. Propôs uma metodologia de desenvolvimento cooperativo dentro dos conceitos de metodologia diversificada, com procedimentos aplicados através do incentivo da pesquisa interdisciplinar, e de projetos sobre Educação ambiental, que representaram ações positivas, convertendo-se em benefícios para a comunidade escolar e comunidade local, através da prestação de serviços, buscando habilitar o educando ao conhecimento sobre técnicas de reciclagem, principalmente a do papel. Os dados provenientes das pesquisas e experimentos foram tabulados para criação de um banco de dados que permitiu a construção de um quadro informativo que possibilitou o subsidio das ações desenvolvidas de acordo com as necessidades apontadas pela coleta dos dados. Neste contexto, apresenta os trabalhos desenvolvidos pelas turmas participantes, divididas em dois grupos distintos para a apresentação dos resultados obtidos e objetivos alcançados, assim como o não aproveitamento em alguns casos, resultando em uma concepção de aprendizado e capacitação de acordo com as metodologias tradicional, amplamente utilizada nas unidades de ensino do Estado de São Paulo, e metodologia diversificada, sugerida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). |
Abstract: | This work had as theme the Ecology teaching´s development and analysis in the high School final classes applied in “EE Cidade Soimco”, located in Cumbica, Guarulhos, São Paulo, involving the educational concept relevant to knowledge´s construction, through traditional and diverse methods, having been developed watching the procedures of theoretical educational applied and the student´s performance to the ecology theme in the high school final classes. Tried to raise about the environmental preservation needs, sustainable alternatives presented for the society´s conscious construction, proposing a interdisciplinary and diversified work methodology within the collaboration´s principles, interaction and autonomy among learners and educators. Proposed a collaborative development methodology within the diversity´s conceptions methodology, with procedures used to encouraging interdisciplinary research and projects on Environmental Education, which accounted for positive actions, converting in benefits to the school community and the local community through services, giving to the students able and knowledge recycle´s techniques, including paper. Data´s research and experiments were tabulated to create a database that allowed the construction of an information board which allowed a subsidy of actions undertaken in accordance with needs identified by data’s collection. The participating classes were divided into two distinct groups to present the results and objectives achieved, as well as unused in some cases, resulting in a conception of learning and training according to the traditional methodologies, widely used in teaching units of the State of São Paulo, and diversified approach, suggested by the National Curricular Parameters. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21916 |
Aparece nas coleções: | MD - Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_ENSCIE_II_2011_46.pdf | 1,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.