Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22060
Título: O estado da arte em experimentação no ensino de ciências: um panorama baseado na análise de artigos
Título(s) alternativo(s): State of knowledge in experimentation on science teaching: an overview based on bibliography analyses
Autor(es): Robles, Mariana Pelissari
Orientador(es): Cedran, Jaime da Costa
Palavras-chave: Pesquisa bibliográfica
Arte na educação
Ciência - Metodologia
Searching, Bibliographical
Art in education
Science - Methodology
Data do documento: 30-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: ROBLES, Mariana Pelissari. O Estado da Arte em Experimentação no Ensino de Ciências: um panorama baseado na análise de artigos. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Este trabalho teve como temática principal verificar a importância da Experimentação para o Ensino de Ciências a partir da revisão bibliográfica, tipo estado da arte, de um compilado de artigos criteriosamente selecionados e sistematicamente analisados, onde são apresentadas as justificativas dos autores, sobre essa linha de pesquisa, de forma individual e coletiva. No Ensino de Ciências, ainda nos dias atuais, a experimentação e teoria são apresentadas aos alunos de modo fragmentado e distorcido, dificultado um aprendizado de qualidade e significativo. A experimentação durante as aulas, não deve ter sua importância vinculada somente a despertar o simples e ingênuo interesse dos alunos pela Ciências, mas sim transcender essa barreira participando com inúmeras vertentes do processo de ensino e aprendizagem. Por esse motivo esse tema vem despertando cada vez mais interesse em pesquisadores, professores e demais pessoas ligadas a áera da educação, e pesquisas do tipo estado da arte contribuem para melhorar o entendimento sobre a situação atual do conhecimento nessa área.
Abstract: The main objective of this work is to evaluate how important is the experimentation in science teaching based on a bibliography study, kind of "State of knowledge" elaborated from a list of carefully selected and systematically analyzed academics articles, in whose content are presented the justifications in a individually and collectively way from each author about this topic. Nowadays in the Science Teaching, the theory and practical are introduced to students as a divided and distorted parts, which causes losses of quality and meaning in the learning process. The experimentation during the classes must be not used to increase the interest of the students in science, but it exceeds this obstacle and it is a part of several drives into teaching and learning process. For this reason, this theme has been getting more and more interest in researchers, teachers and all the people focus on the education studies, and state-of-the-knowledge researches contributes to enhance the current understanding about this area.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22060
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
estadoarteexperimentacaoensino.pdf910,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.