Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22103
Título: Gamificação: Uma abordagem de ensino para os nativos digitais
Título(s) alternativo(s): Gamification:a teaching approach for digital natives
Autor(es): Nakayama, Evelyn Sassaki Reis
Orientador(es): Cedran, Jaime da Costa
Palavras-chave: Questionários
Ciência
Metodologia
Questionnaires
Science
Methodology
Data do documento: 18-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: NAKAYAMA, Evelyn Sassaki Reis. Gamificação: uma abordagem de ensino para os nativos digitais. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Este trabalho teve como temática a gamificação no ensino de Ciências como uma estratégia de ensino para os nativos digitais. Para analisar sua relevância no aprendizado foram utilizados dois questionários para identificação do perfil dos alunos e das aulas anteriores e diversos elementos da gamificação estrutural foram introduzidos nas aulas de Ciências de duas turmas do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola de Barueri-SP. A cada elemento adotado na prática pedagógica, foi analisado qualitativamente sua influência na motivação e engajamento dos alunos. É possível concluir que a gamificação como estratégia pedagógica é um recurso valioso para os professores que buscam um diferencial em sua metodologia e que a longo prazo contribui para a qualidade do aprendizado, demonstrando que os alunos se beneficiariam muito de aulas que adotassem também a gamificação de conteúdo.
Abstract: This work had as thematic the gamification in science classes as a teaching strategy for digital natives. Two questionnaires were used to analyze the relevance in the learning process (including profile of students and previous classes), and several elements of structural gamification were introduced in the Science’s classes of two different 7th grade classrooms of an Elementary School in Barueri-SP. With each element adopted in the pedagogical practice, its influence in the student’s motivation and engagement was qualitatively analyzed. It’s possible to conclude that gamification, as a pedagogical strategy, is a valuable resource for teachers who seek a differential in their methodology and in a long term contributes to the quality of learning, demonstrating that students would benefit greatly from classes that also adopted content’s gamification.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22103
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gamificacaoabordagemensinonativos.pdf2,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.