Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22387
Título: Análise das fases do plano de negócio e sua contribuição para o sucesso de uma empresa de pequeno porte
Autor(es): Brugnara, Mayara Helena
Orientador(es): Bortoluzzi, Sandro César
Palavras-chave: Negócios - Planejamento
Planejamento empresarial
Estudos de viabilidade
Business - Planning
Business planning
Feasibility studies
Data do documento: 21-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: BRUGNARA, Mayara Helena. Análise das fases do plano de negócio e sua contribuição para o sucesso de uma empresa de pequeno porte. 2014. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar as fases do plano de negócio e sua contribuição para o sucesso de uma empresa de pequeno porte. Neste sentido, primeiramente elaborou-se o plano de negócio para a implantação de um comércio de moda fitness, na cidade de Pato Branco, utilizando-se como base o modelo desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Em um segundo momento, analisou-se diferentes metodologias de plano de negócio proposto pela literatura científica. E por fim, foi realizada uma entrevista com o empreendedor para identificar a sua percepção sobre as fases do plano de negócio. Conclui-se que o presente trabalho contribui com o tema plano de negócio e de acordo com a revisão da literatura sobre o tema. Adicionalmente, o presente trabalho contribui com o mundo prático, pois busca destacar a importância do plano de negócio para o sucesso e sobrevivência de empresas de pequeno porte.
Abstract: This study aimed to analyze the phases of the business plan and their contribution to the success of a small business. In this sense, first drew up the business plan for the deployment of a fitness trade fashion in the city of Pato Branco using as the base model developed by the Brazilian Service of Support for Micro and Small Enterprises (SEBRAE). In a second step we analyzed the different methodologies of the business plan proposed by the scientific literature. And finally held interviews with the entrepreneur to identify their perception about the phases of the business plan. We conclude that this study contributes to the topic of business plan and a review of literature on the subject. Additionally, this work contributes to the practical world as it seeks to highlight the importance of the business plan for success and survival of small businesses.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22387
Aparece nas coleções:PB - Gestão Contábil e Financeira

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_EGCF_IX_2014_12.pdf1,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.