Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2244
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorYoshimoto, Graziele Maria Freire-
dc.date.accessioned2017-07-27T18:00:17Z-
dc.date.available2017-07-27T18:00:17Z-
dc.date.issued2016-06-17-
dc.identifier.citationYOSHIMOTO, Graziele Maria Freire. O Processo de produção de vídeos na construção de conceitos sociológicos na sala de aula a partir do protagonismo juvenil. 2016. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2244-
dc.descriptionAcompanha: O processo de produção de vídeos na construção de conceitos sociológicos na sala de aula a partir do protagonismo juvenilpt_BR
dc.description.abstractThis investigation aims at developing a technological educational product that can contribute to the development of own concepts of sociology, through the production of videos in the classroom and the promotion of juvenile protagonism. Therefore, we started with the qualitative research which sought to promote the participation of young apprentices in the production of videos in the classroom. These young people, in collaboration with the researcher teacher, produced videos of different topics related to the axis Human Rights. For this, were consolidated pedagogical practices related to History-Critical didactic of João Luiz Gasparin (2012). In this context, the specific proposals of the Sociology Teaching were guiding in order that apprentices students build new relationships with knowledge, something provided in Human Rights Education (HRE). Served as theoretical basis the concepts of Borba (1999), Rizinni (1999) and Oliveira & Oliveira (1999) about the participatory research, Silva (2009a; 2009b), Moraes (2010), Parana (2008) and Brazil (2006) concerning the Sociology teaching, Moran (2000), Borba (1999), Costa (2005) and Rojo (2012) to portray the importance of ICT in school spaces. It is hoped with this dissertation, offer a contribution to further studies on the Sociology Teaching and youth protagonism in the construction of new concepts and knowledge about life in society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectGravações de vídeo - Produção e direçãopt_BR
dc.subjectSociologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectProfessores e alunospt_BR
dc.subjectIntegração na educaçãopt_BR
dc.subjectVideo recordings - Production and directionpt_BR
dc.subjectSociology - Study and teachingpt_BR
dc.subjectHuman rightspt_BR
dc.subjectTeacher-student relationshipspt_BR
dc.subjectSchool integrationpt_BR
dc.titleO processo de produção de vídeos na construção de conceitos sociológicos na sala de aula a partir do protagonismo juvenilpt_BR
dc.title.alternativeThe video production process in the construction of sociological concepts in the classroom from youth protagonismpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta investigação tem por objetivo desenvolver um produto educacional tecnológico que possa contribuir no desenvolvimento de conceitos próprios da Sociologia, por meio da produção de vídeos em sala de aula e da promoção do protagonismo juvenil. Para tanto, partiu-se da pesquisa qualitativa que procurou promover a participação dos jovens aprendizes na produção de vídeos em sala de aula. Esses jovens, em colaboração com a professora investigadora, produziram vídeos de diferentes temas relacionados ao eixo Direitos Humanos. Para isso, foram consolidadas práticas pedagógicas relacionadas a didática Histórico-crítica de João Luiz Gasparin (2012). Nesse contexto, as propostas específicas do Ensino de Sociologia foram orientadoras para que os alunos aprendizes construíssem novas relações com os saberes, algo previsto na Educação em Direitos Humanos (EDH). Serviram como fundamentação teórica as concepções de Borba (1999), Rizinni (1999) e Oliveira & Oliveira (1999) quanto a pesquisa participante, Silva (2009a; 2009b), Moraes (2010), Paraná (2008) e Brasil (2006) a respeito do Ensino de Sociologia, Moran (2000), Borba (1999), Costa (2005) e Rojo (2012) para retratar a importância das TIC nos espaços escolares. Espera-se com essa dissertação, oferecer uma contribuição para novos estudos a respeito do Ensino de Sociologia e do protagonismo juvenil na construção de novos conceitos e conhecimentos sobre a vida em sociedade.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8196750257575951pt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, David da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7653898592619442pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, David da Silva-
dc.contributor.referee2Silva, Ileizi Luciana Fiorelli-
dc.contributor.referee3Guerrini, Daniel-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGEN_M_Yoshimoto, Graziele Maria Freire_2016.pdf1,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGEN_M_Yoshimoto, Graziele Maria Freire_2016_1.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons