Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2245
Título: Ensino de empreendedorismo no contexto da cidade de Assis-SP: uma abordagem interdisciplinar
Título(s) alternativo(s): Entrepreneurship education in the context of the city of Assis-SP: an interdisciplinary approach
Autor(es): Zirondi, José Carlos
Orientador(es): Oliveira, Jair de
Palavras-chave: História - Estudo e ensino
Empreendedorismo
History - Study and teaching
Entrepreneurship
Data do documento: 6-Dez-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: ZIRONDI, José Carlos. Ensino de empreendedorismo no contexto da cidade de Assis-SP: uma abordagem interdisciplinar. 2016. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016.
Resumo: No processo de ensino e aprendizagem, a maioria dos estudantes do Ensino Médio apresenta extrema dificuldade quanto à decisão de sua trajetória profissional após o término de sua formação escolar. Raramente os docentes procuram desenvolver nos estudantes uma desmistificação de um caminho único da prestação de serviços ou formação acadêmica. Diante disso, foi desenvolvido um livro infantojuvenil que objetiva auxiliar a compreensão da cultura empreendedora, gerando nos estudantes a significância da possibilidade de realização de sonhos aliados ao conhecimento (DOLABELA, 2003). Esta dissertação apresenta a criação, a avaliação e a aplicação de uma ferramenta de apoio educacional (livro paradidático), para a disciplina de História no Ensino Médio. São, portanto objetivos específicos da pesquisa: identificar a ausência de material paradidático para o ensino da história local; propor para a comunidade escolar a inserção de um livro paradidático (romance infantojuvenil) para contribuir utilizando o processo de ensino e aprendizagem de História com o viés interdisciplinar; introduzir conceitos de Empreendedorismo ao ensinar História no Ensino Médio; apresentar à comunidade escolar um livro paradidático que possa ser adaptado para outras áreas. Os estudos bibliográficos contemplados nesta pesquisa partem do processo de cultura educacional (BOURDIEU, 1966; DEMO, 2009; GADOTTI, 2012; LIBÂNEO, 2011; MIZUKAMI et al., 2010; MORAES, 1997; PARO, 2000), história local (BARRERO, 2008; CAMPANHOLE, 1985; DANTAS, 1980) e empreendedorismo (DOLABELA, 2003; DORNELAS, 2005; FILION, 1999). Para a coleta de dados, foram utilizados questionários abertos e fechados com um empresário de empresa de pequeno porte, um consultor de empresas, professores da disciplina de História e alunos da primeira série do Ensino Médio que estudam em uma escola pública no sudoeste de São Paulo. Os resultados obtidos por meio da pesquisa demonstraram a necessidade de um Produto Educacional que contemplasse a aprendizagem da disciplina de História, em seu conteúdo de história local, e do conceito da cultura empreendedora.
Abstract: In the process of teaching and learning, the majority of high school students present extreme difficulty regarding the decision of their professional trajectory after the end of their school education. Rarely do teachers seek to develop in students a demystification of a single path of service delivery or academic training. Therefore, a children's book was developed that aims to help the understanding of the entrepreneurial culture, generating in the students the significance of the possibility of realizing dreams allied to knowledge (DOLABELA, 2003). This dissertation presents the creation, evaluation and application of an educational support tool (paradidactic book), for the discipline of History in High School. They are, therefore, specific objectives of the research: to identify the absence of paradidactic material for the teaching of the local history; Propose to the school community the insertion of a paradidactic book (novel for children and adolescents) to contribute using the process of teaching and learning History with interdisciplinary bias; Introduce concepts of Entrepreneurship when teaching History in High School; Present a school book that can be adapted to other areas. The bibliographical studies contemplated in this research depart from the process of educational culture (BOURDIEU, 1966, DEMO, 2009, GADOTTI, 2012, LIBANE, 2011, MIZUKAMI et al. (DANIEL, 2003), and entrepreneurship (DOLABELA, 2003; DORNELAS, 2005; FILION, 1999). For data collection, open and closed questionnaires were used with a small business entrepreneur, a business consultant, history teachers, and high school students studying at a public school in southwest São Paulo . The results obtained through the research demonstrated the need for an Educational Product that contemplated the learning of History, its content of local history, and the concept of entrepreneurial culture.
Descrição: Acompanha: Em busca da história de um novo tempo: uma cultura empreendedora
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2245
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGEN_M_Zirondi, José Carlos_2016.pdf924,98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGEN_M_Zirondi, José Carlos_2016_1.pdf1,96 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons