Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2251
Título: Formação docente normativa por meio da Wiki
Título(s) alternativo(s): Teacher training formative through the Wiki
Autor(es): Cruz, Thelma Letícia Lemes da
Orientador(es): Pereira, David da Silva
Palavras-chave: Educação permanente
Professores - Formação
Tecnologia da informação
Ensino - Legislação
Continuing education
Teachers, Training of
Information technology
Educational law and legislation
Data do documento: 12-Nov-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: CRUZ, Thema Letícia Lemes da. Formação docente normativa por meio da Wiki. 2016. 181 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016.
Resumo: Esta investigação tem por objetivo o desenvolvimento de um produto educacional para a formação continuada de professores, na escola, por meio de um instrumento tecnológico Wiki. O problema consistiu em que medida a formação continuada desenvolvida por meio do instrumento tecnológico, a Wiki, poderia contribuir para a capacitação docente em sua hora-atividade? Assim, analisou-se o processo de construção e de aplicação de um curso de formação continuada sobre a legislação educacional, aplicada a professores do Ensino Médio, em uma escola pública do Norte do Paraná. O curso foi elaborado pela investigadora e instrumentalizado por meio da Wiki. O instrumento tecnológico Wiki se apresenta com recurso pouco utilizado na Educação Básica do Estado do Paraná. Parti-se da ideia de que o uso planejado desse instrumento poderá viabilizar um recurso capaz de promover formação continuada realizada na escola. O referencial teórico-metodológico está centrado na formação continuada na escola como abordada por Imbérnon (2013), Sampaio e Leite (2013) e Libâneo, Oliveira e Toschi (2012). Como resultado, tem-se a viabilidade da formação continuada na escola, com o emprego da hora-atividade docente, desde que haja uma mudança na cultura organizacional no contexto de uma escolar gestão democrática.
Abstract: This research aims at the development of an educational product for the continuing education of teachers, in the school, through a technological tool Wiki. The problem was how far the continuous training developed through the technological instrument, Wiki, could contribute to the teacher training in its time-activity? Like this, the process of construction and application of a continuing education course on educational legislation applied to high school teachers in a public school in the north of Paraná was analyzed. The course was developed by the researcher and instrumentalized through the Wiki. The Wiki technology tool presents itself with a little used resource in the Basic Education of the State of Paraná. I started from the idea that the planned use of this instrument could enable a resource capable of promoting continued formation in the school. The theoretical-methodological reference is centered on the continued formation in the school as approached by Imbérnon (2013), Sampaio and Leite (2013) and Libâneo, Oliveira and Toschi (2012). As a result, there is the viability of continuing education in the school, with the use of teaching time-activity, as long as there is a change in organizational culture in the context of a democratic school-based management.
Descrição: Acompanha: Formação normativa docente
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2251
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGEN_M_ Cruz, Thelma Letícia Lemes da_ 2016.pdf6,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGEN_M_ Cruz, Thelma Letícia Lemes da_ 2016_1.pdf23,93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons