Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23322
Título: Riscos em execução de fundações: roteiro para gestão de saúde e segurança em execuções de escavações e de fundações
Título(s) alternativo(s): Foundation’s execution risks: roadmap for the management of health and safety foundations
Autor(es): Henneberg, Fernanda Aparecida
Orientador(es): Michaloski, Ariel Orlei
Palavras-chave: Construção civil
Fundações (Engenharia)
Avaliação de riscos
Building
Foundations
Risk assessment
Data do documento: 9-Nov-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: HENNEBERG, Fernanda Aparecida. Riscos em execução de fundações: roteiro para gestão de saúde e segurança em execuções de escavações e de fundações. 2013. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização (Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2013.
Resumo: O presente trabalho tem como finalidade apresentar um roteiro para a gestão de segurança e saúde em execuções de fundações e em todas as atividades de escavações envolvidas nesta etapa da obra. Também busca pontuar os riscos aos quais os trabalhadores estão expostos na execução de escavações e de fundações, bem como analisar a aplicabilidade da NR-18 nesta fase inicial da obra. A execução de fundações é uma etapa complexa e com características particulares em cada tipo de solo, e em geral são necessárias grandes escavações e uso de equipamentos mecânicos de grande porte, tornando a atividade perigosa, onde qualquer acidente pode se tornar fatal. O trabalho busca analisar in loco a cultura organizacional das empresas envolvidas com obras de edificações e destacar a importância da gestão da segurança e saúde em obras, visando o crescimento econômico e social e ainda pontuar a importância do planejamento e da elaboração de medidas de segurança e saúde ocupacional como parte da política da empresa para a redução dos acidentes de trabalho e para melhorar a qualidade de vida no trabalho e na produtividade, refletindo na qualidade do produto final. Serão apresentados procedimentos e medidas de segurança dentro de uma obra, na fase de fundações, que visam implementar a gestão de segurança e saúde dentro do empreendimento para gerar benefícios para a empresa e seus funcionários.
Abstract: This paper aims to present a roadmap for the management of health and safety foundations and in all activities involved in its stage of excavation work. Also seek rate risks to which workers are exposed in performing excavations and foundations, as well as analyze the applicability of the NR-18 in this early stage of the work. The foundation execution is a complex stage and has specific characteristics in each type of soil, and is generally required major excavations and use of large mechanical equipment, making it a dangerous activity where any accident can become fatal.The work seeks to analyze in situ the organizational culture of the companies involved in building projects and highlight the importance of managing health and safety in construction aiming at the economic and social growth and also punctuate the importance of planning and the development of security measures and occupational health as part of company policy to reduce accidents and to improve the quality of work life and productivity, reflecting in the quality of the final product. Will be presented procedures and security measures within a construction, in the foundation phase, aimed at implementing the management of health and safety within the enterprise to generate benefits for the company and its employees.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23322
Aparece nas coleções:PG - Engenharia de Segurança do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_CEEST_04_2012_09.pdf3,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.