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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMaurina, Keli Cristina
dc.creatorCobos, Antonio
dc.creatorWeiss, Luciana Indrusiak
dc.date.accessioned2020-11-26T14:15:47Z-
dc.date.available2020-11-26T14:15:47Z-
dc.date.issued2014
dc.identifier.citationMAURINA, Keli Cristina; COBOS, Antonio; WEISS, Luciana Indrusiak. Força de atrito. Pato Branco: UTFPR, 2014. 1 vídeo (10 min).pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23511-
dc.description.abstractThe Educational Digital Resource - Frictional force was developed having concept maps design as main methodological base. According to Moreira, "as long as students use concept maps to integrate, reconcile and differentiate concepts (...) they will be using the concept mapping as a learning resource." Together with the presentation of a conceptual map on frictional force, aiming to briefly review the concepts, this RED has three situations traditionally considered in the teaching of that content. They are: object at rest on an inclined plane, object on an inclined plane on the verge of motion and object sliding on an inclined plane. Such situations are explained step-by-step, for example, with details of the vector decomposition of forces. We point out the demonstration of a direct application of physical concepts in a common context of the university everyday life. Thus, the student can achieve a significant learning about friction, improve their mathematical skills, and may extend their own conceptual map.pt_BR
dc.description.sponsorshipEdital PROGRAD 21/2013pt_BR
dc.description.tableofcontentsFísicapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.relationhttp://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4858pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAtrito - Conhecimentos e aprendizagempt_BR
dc.subjectForça (Mecânica)pt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectNewton, Isaac - 1642-1727pt_BR
dc.subjectFriction - Knowledge and learningpt_BR
dc.subjectPower (Mechanics)pt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teachingpt_BR
dc.titleForça de atritopt_BR
dc.typevideopt_BR
dc.description.resumoO Recurso Educacional Digital - Força de atrito foi desenvolvido tendo como principal base metodológica a concepção dos mapas conceituais. Segundo Moreira , “à medida que os alunos utilizarem mapas conceituais para integrar, reconciliar e diferenciar conceitos, (...) estarão usando o mapeamento conceitual como um recurso de aprendizagem.” Aliado à apresentação de um mapa conceitual sobre força de atrito, objetivando uma breve revisão dos conceitos, o presente RED contempla três situações tradicionalmente abordadas no ensino desse conteúdo. São elas: objeto em repouso sobre um plano inclinado, objeto sobre um plano inclinado na iminência de movimento e objeto deslizando sobre um plano inclinado. Tais situações são explicadas passo-a-passo, por exemplo, detalhando-se a decomposição vetorial das forças. Ressalta-se também, a demonstração de uma aplicação direta dos conceitos físicos em um contexto comum do cotidiano universitário. Desse modo, o estudante poderá atingir uma aprendizagem significativa sobre Força de atrito, bem como aprimorar suas habilidades matemáticas, podendo ampliar o seu próprio mapa conceitual.pt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.audience.educationlevelhighSchoolpt_BR
dc.audience.educationlevelvocationalEducationpt_BR
dc.audience.educationlevelhigherEducationpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::FISICApt_BR
dc.contributor.narratorMueller, Giovane André
dc.methodofinstructionConsiderando que o tempo destinado ao desenvolvimento das aulas como um todo (incluindo aplicação de instrumentos de avaliação) é geralmente bem equilibrado, ou seja, dificilmente o professor poderá se estender em explicações minuciosas sobre todos os assuntos. Desse modo, a utilização de um RED como o de Força de atrito, volta-se ao estudante, ou seja, que o mesmo faço uso desse instrumento em momento extra-classe. Assim, o RED estará se adequando às caracteristícas desse estudante, que poderá pausar o vídeo, rever as animações de decomposição vetorial ou desenvolvimento dos cálculos, a qualquer momento. Apesar disso, nada impede ao professor em apresentar o RED em sala de aula. Pode escolher algumas das situações e destacar algo mais, que talvez não conste no vídeo, assim como, fazer uma indicação formal à turma sobre o uso do RED em questão. Assim sendo, acreditamos que o aval indicativo do professor influencia no desenvolvimento do processo de estudo do aluno.pt_BR
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