Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23556
Título: Brincando e poetando: o poema como instrumento de encantamento do leitor e desenvolvimento de habilidades linguísticas
Título(s) alternativo(s): Playing and poeting: the poem as an instrument to enchant the reader and develop language skills
Autor(es): Gomes, Valéria Verissimo
Orientador(es): Oliveira, Marilu Martens
Palavras-chave: Educação infantil
Alfabetização
Língua inglesa - Fonologia
Poesia
Sites da Web
Early childhood education
Literacy
English language - Phonology
Poetry
Web sites
Data do documento: 27-Jul-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: GOMES, Valéria Verissimo. Brincando e poetando: o poema como instrumento de encantamento do leitor e desenvolvimento de habilidades linguísticas. 2020. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020.
Resumo: Seria possível desenvolver, dentre as capacidades necessárias para o processo de alfabetização, a compreensão da relação grafema/fonema em alunos do último ano da Educação Infantil (EI) ludicamente? A presente pesquisa propôs-se a investigar tal questão, bastante relevante, em uma turma do último ano de um Centro Municipal de Educação Infantil, de Cambé/PR. Portanto, teve como objetivo colocar o professor como mediador do conhecimento do aluno, de forma atraente e prazerosa, no que tange à aquisição da Consciência Fonológica (CF), conforme Vigotski, ocorrendo via brincadeiras, desenhos, parlendas, canções, poemas e quadrinhas. Ainda visou-se disponibilizar um site, como produto educacional, no qual é possível acessar planos de aula elaborados com ênfase nos gêneros trabalhados para a aquisição de Consciência Fonológica e o desenvolvimento das habilidades auditivas, de leitura e escrita para essa etapa. Na investigação, procurou-se discutir o papel da criança ao longo da história da humanidade, como acontece seu desenvolvimento e a importância da mediação do adulto no seu processo de aprendizagem, tendo como suporte teórico autores como Ariès (1981), Gal (1954), Kuhlmann Junior (2001), Rizzo (2003), Oliveira (1993), Vigotski (2007). A respeito da aquisição da CF, habilidades auditivas e trabalho com escrita - utilizando diferentes gêneros textuais -, foram apropriados textos de Dehaene (2012), Morais (2013), Piccoli e Camini (2012), Stampa (2015) e Jardim (2001). Metodologicamente, esta investigação, de caráter bibliográfico e qualitativo, também se enquadra como pesquisa de campo. Durante sua execução, foram realizadas avaliações diagnósticas, assim como outras avaliações aos finais do primeiro e segundo semestres, que resultaram em gráficos demonstrativos que ilustram os avanços da turma em relação aos conteúdos trabalhados e tais resultados contribuem para prática docente, no que diz respeito ao trabalho com alunos da EI.
Abstract: Would it be possible to develop, among the necessary skills for the literacy process, the understanding of the grapheme / phoneme relationship in students of the last year of Early Childhood Education playfully? The present research proposed to investigate this question, very relevant, in a class of the last year of a Municipal Center for Early Childhood Education, in Cambé / PR. Therefore, the objective was to place the teacher as a mediator of the student's knowledge, in an attractive and pleasurable way, with regard to the acquisition of Phonological Awareness, according to Vigotski, occurring via games, drawings, parlances, songs, poems and boxes. It also aimed to provide a website, as an educational product, in which it is possible to access lesson plans prepared with an emphasis on the genres worked for the acquisition of Phonological Awareness and the development of auditory, reading and writing skills for this stage. In the investigation, we sought to discuss the role of the child throughout human history, how it develops and the importance of adult mediation in its learning process, having as theoretical support authors such as Ariès (1981), Gal, (1954), Kuhlmann Junior (2001), Rizzo (2003), Oliveira (1993), Vigotski (2007). Regarding the acquisition of FC, auditory skills and work with writing - using different textual genres -, were appropriate texts mainly by Dehaene (2012), Morais (2013), Piccoli and Camini (2012), Stampa (2015) and Jardim (2001). Methodologically, this investigation, of bibliographic and qualitative character, also fits as field research. During its execution, diagnostic evaluations were carried out, as well as other evaluations at the end of the first and second semesters, which resulted in demonstrative graphics that illustrate the progress of the class in relation to the contents worked on, and such results contribute to teaching practice with regard to work with EI students.
Descrição: Acompanha: Site Brincando e Poetando: planos on-line como ferramenta de ensino e aprendizagem.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23556
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGEN_M_Gomes,_Valeria_Verissimo_2020.pdf3,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGEN_M_Gomes,_Valeria_Verissimo_2020_1.pdf1,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons