Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23562
Título: Alfabetização cartográfica no contexto CTS com uso da realidade aumentada
Título(s) alternativo(s): Cartographic literacy in the CTS context with the use of augmented reality
Autor(es): Cunha, Luís Guilherme Gonçalves
Orientador(es): Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de
Palavras-chave: Alfabetização
Ciência - Aspectos sociais
Tecnologia - Aspectos sociais
Realidade aumentada
Geografia - Estudo e ensino
Cartografia
Literacy
Science - Social aspects
Technology - Social aspects
Augmented reality
Geography - Study and teaching
Cartography
Data do documento: 3-Jun-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: CUNHA, Luís Guilherme Gonçalves. Alfabetização cartográfica no contexto CTS com uso da realidade aumentada. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020.
Resumo: É discutida no trabalho a inserção da Realidade Aumentada (RA) na construção de modelos de Terceira Dimensão (3D) de materiais cartográficos e relatada a utilização deste recurso dinâmico e interativo com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental II de uma escola particular no município de Ponta Grossa, Paraná. A Realidade Aumentada é uma tecnologia de interface para usuários que possibilita utilização como ferramenta para alfabetização e apresentação de materiais cartográficos em 3D. Utilizando-se desta interface integrada de Realidade Aumentada, objetiva-se analisar o uso da Realidade Aumentada como recurso metodológico ativo na construção de uma alfabetização cartográfica no contexto de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) considerando os alunos de uma escola privada de Ponta Grossa/Paraná. Diante disso, torna-se importante (1) descrever as relações existentes entre CTS, cartografia escolar e Realidade Aumentada; (2) aplicar o uso da Caixa de Areia Interativa no ensino de Geografia para alfabetização cartográfica; (3) relacionar os resultados obtidos no uso de Realidade Aumentada, com o conhecimento cartográfico adquirido pelo aluno; e (4) desenvolver uma plataforma personalizada para midiatização de comunicação e divulgação dos resultados. O recurso metodológico é a Caixa de Areia Interativa, o qual utiliza instrumentos tecnológicos por intermédio da Realidade Aumentada. Este recurso foi aplicado a uma turma de sexto ano do Ensino Fundamental II utilizando-se de propostas metodológicas que valorizam a participação do aluno como protagonista e o professor como mediador na resolução de um problema. A pesquisa é qualitativa e os procedimentos caracterizam uma pesquisaintervenção, cujas investigações envolvem planejamento e interferência durante todo o processo. A abordagem caracteriza-se em um processo de aprendizagem ativa. Como resultado da aplicação é possível perceber a melhora nos aspectos que norteiam a alfabetização cartográfica por meio de uma análise de aspectos da ciência, tecnologia e sociedade e o espaço geográfico.
Abstract: The insertion of Augmented Reality (AR) in the construction of Third Dimension (3D) models of cartographic materials is discussed in the work for students in the sixth year of Elementary School II of a private school in the municipality of Ponta Grossa, Paraná. Augmented Reality is an interface technology for users that allows use as a tool for literacy and presentation of cartographic materials in 3D. Using this integrated Augmented Reality interface, the objective is to analyze the use of Augmented Reality as an active methodological resource in the construction of cartographic literacy in the context of Science Technology and Society (CTS) considering students from a private school in Ponta Grossa / Paraná. In view of this, it is important (1) to describe the relationships between CTS, school cartography and Augmented Reality; (2) apply the use of the Interactive Sandbox in the teaching of Geography for cartographic literacy; (3) relate the results obtained in the use of Augmented Reality, with the cartographic knowledge acquired by the student; and (4) develop a personalized platform for media coverage of communication and dissemination of results. The methodological resource is Interactive Sandbox, which uses technological instruments through Augmented Reality applied to a class of sixth year of Elementary School II. This resource was applied using methodological proposals that value the participation of the student as a protagonist and the teacher as a mediator in solving a problem. The research is qualitative and the procedures characterize an intervention research, whose investigations involve planning and interference throughout the process. The approach is characterized by an active learning process. As a result of the application, it is possible to notice the improvement in the aspects that guide cartographic literacy.
Descrição: Acompanha produção técnica: Caixa de areia interativa: uma viagem pela realidade aumentada em cartografia: manual de criação
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23562
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ctsalfabetizacaocartografia.pdf6,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
ctsalfabetizacaocartografia_produto.pdf1,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons