Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23569
Título: WebQuest como ferramenta didática para o ensino do empreendedorismo em cursos técnicos profissionalizantes
Título(s) alternativo(s): WebQuest as a didactic tool for teaching entrepreneurship in vocational technical courses
Autor(es): Gonçalves, Marcia Caroline Pereira
Orientador(es): Oliveira, Jair de
Palavras-chave: Tecnologia da informação
Internet na educação
Empreendedorismo
Ensino profissional
Information technology
Internet in education
Entrepreneurship
Professional education
Data do documento: 30-Out-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: GONÇALVES, Marcia Caroline Pereira. WebQuest como ferramenta didática para o ensino do empreendedorismo em cursos técnicos profissionalizantes. 2020. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020.
Resumo: Os estudantes do ensino profissionalizante vivenciam uma nova realidade, pois devido à pandemia causada pelo vírus Covid-19 as aulas presenciais foram suspensas. Nesse sentido, o presente estudo destaca-se pela relevância do tema empreendedorismo e pela possibilidade de os discentes realizarem pesquisas na internet para ampliar seus conhecimentos. Assim, este trabalho apresenta o seguinte problema de pesquisa: A ferramenta didática WebQuest contribui efetivamente para o aprendizado sobre o empreendedorismo? Os objetivos são: compreender sobre o uso da ferramenta didática WebQuest no estudo do empreendedorismo, identificar o grau de envolvimento dos alunos pela ferramenta didática WebQuest e discutir os resultados obtidos com a utilização da WebQuest. A metodologia utilizada nesse estudo foi a pesquisa exploratória quali-quantitativa, bibliográfica, de campo e analítica. Para a obtenção dos dados optou-se pela aplicação de questionários eletrônicos. Logo, constatou-se que 81,3% dos respondentes da pesquisa consideram que a WebQuest facilita o aprendizado sobre o conteúdo do empreendedorismo, 87,5% dos alunos se sentem mais motivados em realizar trabalhos em equipe, e 68,5% dos alunos consideram que a WebQuest proporciona a partilha de ideias entre os colegas. Os dados mostraram a importância da criação de ferramentas didáticas de cunho tecnológico para incentivar e estimular os alunos a pesquisarem e ampliarem seus conhecimentos sobre o empreendedorismo, validando o problema dessa pesquisa. Por outro lado, essa pesquisa constatou que, apesar de as tecnologias serem atraentes, envolver a criatividade, auxiliar na autonomia e no aprendizado dos alunos, não substituem o papel do professor, que é fundamental para elaborar os conteúdos da WebQuest de forma planejada e estruturada.
Abstract: Professional education students experience a new reality, because due to the pandemic caused by the Covid-19 virus, face-to-face classes were suspended. In this sense, the present study stands out for the relevance of the theme of entrepreneurship and for the possibility for students to conduct research on the internet to expand their knowledge. Thus, this work presents the following research problem: Does the WebQuest teaching tool effectively contribute to learning about entrepreneurship? The objectives are: to understand the use of the didactic tool WebQuest in the study of entrepreneurship, to identify the degree of involvement of the students by the didactic tool WebQuest and to discuss the results obtained with the use of WebQuest. The methodology used in this study was exploratory qualiquantitative, bibliographic, field and analytical research. In order to obtain the data, electronic questionnaires were applied. Therefore, it was found that 81.3% of the survey respondents consider that WebQuest facilitates learning about the content of entrepreneurship, 87.5% of the students feel more motivated to perform teamwork and 68.5% of the students consider that WebQuest provides the sharing of ideas between colleagues. The data showed the importance of creating didactic tools of a technological nature to encourage and encourage students to research and expand their knowledge about entrepreneurship, validating the problem of this research. On the other hand, this research found that, although the technologies are attractive, involve creativity, assist in students' autonomy and learning, they do not replace the role of the teacher, who is fundamental to develop the contents of WebQuest in a planned and structured way .
Descrição: Acompanha: WebQuest e o empreendedorismo: uma ferramenta didática para cursos técnicos profissionalizantes.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23569
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
webquestempreendedorismocursostecnicos.pdf1,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
webquestempreendedorismocursostecnicos_produto.pdf610,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons