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dc.creatorKawachi, Otávio Augusto de Barros-
dc.creatorSCREMIM, Marcela Erat-
dc.date.accessioned2021-01-05T15:09:20Z-
dc.date.available2021-01-05T15:09:20Z-
dc.date.issued2019-12-13-
dc.identifier.citationSCREMIM, Marcela Erat; KAWACHI, Otávio Augusto de Barros. Influência da energia de compactação no melhoramento de um solo com cal e fração vermelha de RCD. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23721-
dc.description.abstractThe Brazilian road mode represents the most significant means of transportation for both passengers and goods in the country. Even só, according to the National Transport Confederation (CNT), until 2017, the Brazilian road network was composed of over 1.3 million kilometers of unpaved roads and only about 200 thousand kilometers of paved roads. (CNT, 2018). It can be said that one of the main reasons for such a situation to be a reality in our country would be the high investment to make paving possible, including the stabilization of the soil for the highway sub-base. The objective of the present work is to cheapen this soil stabilization process with low support capacity and to continue the studies initiated by COSTA et al (2018), modifying only the applied compaction energy. Soil stabilization can occur physically, chemically or mechanically, being the second object of the present study. Proctor, unconfined compressive strength (RCS), California Bearing Ratio (ISC-CBR) and expansion tests were performed using a Guabirotuba formation soil with different concentrations of red fraction and lime, applying an intermediate compaction energy. From the unconfined compressive strength tests, the maximum strength achieved was 1,73 Mpa. This result does meet the pre-defined value by the Paraná Department of Roads and Highways (DER). For the CBR assay it was possible to notice a larger expansion, when compared to samples compressed with normal energy, besides presenting ful support for the soil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCalpt_BR
dc.subjectSolos - Correçãopt_BR
dc.subjectSolos - Compactaçãopt_BR
dc.subjectResíduos como material de construçãopt_BR
dc.subjectSolos vermelhospt_BR
dc.subjectMecânica do solopt_BR
dc.subjectLimept_BR
dc.subjectLimimg of soilspt_BR
dc.subjectSoil compactionpt_BR
dc.subjectWaste products as building materialspt_BR
dc.subjectRed soilspt_BR
dc.subjectSoil mechanicspt_BR
dc.titleInfluência da energia de compactação no melhoramento de um solo com cal e fração vermelha de RCDpt_BR
dc.title.alternativeInfluence of compaction energy on soil improvement with lime and RCD red fractionpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO modal viário brasileiro representa o meio de transporte, tanto de passageiros, quanto de mercadorias, mais significativo do país. Mesmo assim, conforme a Confederação Nacional de Transportes (CNT), até o ano de 2017, a malha rodoviária brasileira era composta por mais de 1,3 milhões de quilômetros de vias não pavimentadas e, apenas, cerca de 200 mil quilômetros de vias pavimentadas (CNT, 2018). É possível afirmar que, um dos principais motivos de tal situação ser uma realidade em nosso país seria o alto investimento para viabilizar a pavimentação, incluindo a estabilização do solo para a sub-base da rodovia. O objetivo do presente trabalho é baratear esse processo de estabilização do solo com baixa capacidade de suporte e dar continuidade aos estudos iniciados por COSTA et al (2018), modificando apenas a energia de compactação aplicada. A estabilização do solo pode ocorrer de maneira física, química ou mecânica, sendo a segunda e a terceira objetos principais do presente estudo. Foram realizados ensaios de Proctor, resistência à compressão simples (RCS), Índice de Suporte Califórnia (ISC-CBR) e expansão, utilizando um solo da formação Guabirotuba com diferentes concentrações de fração vermelha e cal, aplicando uma energia de compactação intermediária. A partir dos ensaios de resistência à compressão simples, a resistência máxima atingida foi de 1,73 Mpa. Tal resultado atende ao valor pré-definido pelo Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná (DER). Para o ensaio CBR foi possível notar uma maior expansão, quando comparada com amostras compactadas com energia normal, além de apresentar maior suporte para o solo.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Johann, Amanda Dalla Rosa-
dc.contributor.referee1Johann, Amanda Dalla Rosa-
dc.contributor.referee2Lima, Adauto José Miranda de-
dc.contributor.referee3Puppi, Rogério Francisco Kuster-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programBacharelado em Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICA::MECANICAS DOS SOLOSpt_BR
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