Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23722
Título: Proposta de uma metodologia para estudo experimental de fatores humanos e ambientais e seus efeitos na segurança viária
Título(s) alternativo(s): Proposition of a methodology for an experimental study in human and environmental factors and its effects on road safety
Autor(es): Julião, Thais Pugsley
Orientador(es): Gadda, Tatiana
Palavras-chave: Engenharia de tráfego
Segurança no trânsito
Telefone celular - Fatores de risco
Acidentes de trânsito
Levantamentos de trânsito - Fatores de risco
Traffic engineering
Traffic safety
Cell phones - Risk factors
Traffic accidents
Traffic surveys - Risk factors
Data do documento: 12-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: JULIÃO, Thais Pugsley. Proposta de uma metodologia para estudo experimental de fatores humanos e ambientais e seus efeitos na segurança viária. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de propor uma metodologia para a avaliação dos condutores participantes do projeto para um fator relativo ao próprio comportamento do condutor (utilização do telefone celular) e um fator relativo ao ambiente viário (passagem do veículo por um dispositivo de redução de velocidade). Para a verificação da metodologia proposta, utilizaram-se os dados gerados por três câmeras de vídeo e um aparelho de GPS, para um condutor e 14 trajetos de teste. Para realizar o método proposto, são necessárias as filmagens realizadas e um mapa de pontos georreferenciado. A metodologia consiste em igualar, para todos os fatores, os tempos entre os dois tipos de entrada e anotar as diferenças para equiparar os registros filmados com os dados presentes no GPS; além de diferenciar e registrar os tempos inválidos de condução. Após isso, criou-se uma planilha para cada fator, com os registros obtidos em filmagem. A planilha para o uso de telefone celular contém os horários inicial e final do registro, o tipo de uso do celular, o regime de tráfego inicial e final, a condição climática, o período do dia, a quantidade de usuários na via nos instantes inicial e final, a velocidade média do condutor durante o registro e seu respectivo desvio-padrão. A planilha de registros para a passagem do veículo por um dispositivo de redução de velocidade apresenta o horário do registro, o tipo de dispositivo, o regime de tráfego, a condição climática, o período do dia, a quantidade de usuários da via e a velocidade do veículo no ponto registrado. Com os dados de uso do telefone celular, é possível obter a porcentagem do tempo que o condutor usa o aparelho, além da frequência de usos e da diferença de velocidade em um trecho com uso ou sem do aparelho. Os dados relativos aos dispositivos de redução de velocidade possibilitam a verificação do comportamento do condutor antes e após a passagem do veículo. Considera-se a metodologia válida, por apresentar dados dos trajetos testados em consonância com outros estudos realizados para os fatores estudados.
Abstract: The goal of this study is to propose a methodology for evaluating a factor relating to driver’s behavior (cell phone use) and another relating to road environment (speed reduction devices). To verify the proposed methodology, there were used data from three webcams and a GPS device for 1 driver and 14 test paths. To perform the purposed method, it needs the videos of the cameras and a map with all GPS data located geographically. The methodology consists in equalize, for all factors, the times between the two entry types and write the differences to equate videos and GPS data and register the non-valid driving times. Later, a worksheet was made for each factor with the filmed registers. The worksheet of smartphone utilization has the use’s initial and final time, type of telephone use, initial and final traffic flow, weather condition, time of the day, initial and final quantity of users on the road, mean speed and its standard deviation. The worksheet of speed reduction devices registered has the time of the register, type of device, traffic flow, weather condition, time of the day, quantity of users on the road and the vehicle’s speed at the register point. It is possible to get the percentage of phone’s using time, the pick-up rate and the driver’s speed adaptation using the cell phone’s data. Data related to the speed reduction devices can help verifying the driver’s behavior before and after passing the device. The methodology is valid because it shows results for the test paths similar to other studies made for the same factors.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23722
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COECI_2019_2_04.pdf7,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.