Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23786
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Marcelo Aparecido de Souza-
dc.date.accessioned2021-01-07T20:31:12Z-
dc.date.available2021-01-07T20:31:12Z-
dc.date.issued2019-04-20-
dc.identifier.citationSILVA, Marcelo Aparecido de Souza. Contribuições da plataforma Google for Education ao aprendizado de ciências: uma análise com alunos do 7º ano do ensino fundamental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23786-
dc.description.abstractDigital Technologies (TD) have been used by teachers from different disciplines as an aid to teaching and learning processes. In this direction, we sought to investigate in this research the possible contributions of the Google For Education platform to the teaching and learning processes of Science content “Filo Arthropoda” aimed at the 7th year of Elementary Education. To this end, a qualitative research was carried out in a private school in the city of Curitiba. At the time of the research, the school had signed a partnership with Google, which provided Chromebooks to students, with the availability of tools: Google Classroom, Google Drive, Gmail and Google Presentations. A case study was developed with 139 students who carried out the preparation of a presentation, in teams, using the respective platform. It was noticed that the activity aroused the students’ interest, improved the relationship between teacher and students, increased interactivity and strengthened the relationships of collaborations between the students themselves. In these moments of interactivity with the platform, students were the protagonists of the learning process, while the teacher was a mediator, assisting in specific doubts, asking questions that would lead each team to reflection and clarifying whether the sources the students sought were reliable or not. . Regarding the content covered, the students brought curiosities and exposed the importance of the Phylum Arthropoda. The speeches of the students after the elaboration of the presentation, as well as the materials produced by them in Google Presentation, demonstrated a paradigm break in relation to the studied Phylum, since the students started to report the data about these living beings with scientific support.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCiências - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectComunicação e tecnologiapt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.subjectCommunication and technologypt_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.titleContribuições da plataforma Google for Education ao aprendizado de ciências: uma análise com alunos do 7º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoAs Tecnologias Digitais (TD) vêm sendo utilizadas por professores de diferentes disciplinas como auxílio aos processos de ensino e aprendizagem. Nesta direção, buscou-se investigar nesta pesquisa as possíveis contribuições da plataforma Google For Education aos processos de ensino e de aprendizagem do conteúdo de Ciências “Filo Arthropoda” direcionado ao 7º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa em uma escola da rede particular de ensino da cidade de Curitiba. Na ocasião da pesquisa, a escola havia firmado uma parceria com a Google, que cedeu Chromebooks aos estudantes, com disponibilização das ferramentas: Google Sala de Aula, Google Drive, Gmail e Google Apresentações. Desenvolveu-se um estudo de caso com 139 estudantes que realizaram a elaboração de uma apresentação, em equipes, usando a respectiva plataforma. Percebeu-se que a atividade despertou o interesse dos estudantes, melhorou a relação entre professor e alunos, aumentou a interatividade e fortaleceu as relações de colaborações entre os próprios estudantes. Nesses momentos de interatividade com a plataforma os estudantes foram os protagonistas do processo de aprendizagem, enquanto o professor era um mediador, auxiliando em dúvidas específicas, fazendo questionamentos que levassem cada equipe à reflexão e esclarecendo se as fontes que os estudantes buscavam eram confiáveis ou não. Com relação ao conteúdo abordado, os estudantes trouxeram curiosidades e expuseram a importância do Filo Arthropoda. As falas dos estudantes após a elaboração da apresentação, bem como os materiais produzidos por eles no Google Apresentação, demonstraram uma quebra de paradigma com relação ao Filo estudado, já que os alunos passaram a relatar os dados sobre esses seres vivos com respaldo científico.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Rocha, Flavia Suchek Mateus da-
dc.contributor.referee1Rocha, Flavia Sucheck Mateus da-
dc.contributor.referee2Elias, Ana Paula de Andrade Janz-
dc.contributor.referee3Loss, Taniele-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Inovação e Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Inovação e Tecnologias na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_INTEDUC_II_2020_09.pdf454,76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.