Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23803
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarneiro, Edevaldo Rodrigues-
dc.date.accessioned2021-01-11T11:53:35Z-
dc.date.available2021-01-11T11:53:35Z-
dc.date.issued2020-11-13-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Edevaldo Rodrigues. Educação profissional: o cenário da evasão escolar no Curso Técnico em Informática para Internet - em EAD. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23803-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Educação profissional: o cenário da evasão escolar no Curso Técnico em Informática para Internet - em EADpt_BR
dc.description.abstractConsidering Brazilian educational system, school dropout is one of the issues that worries leaders of Educational Institutions the most. One of the efforts provided by Brazilian leadership was to create professional and technological education through distance education modality, the so called e-Tec Brasil Network. Its main purpose is to develop professional and technological education through distance education in order to overcome school dropout. This study fits its purpose as it proposes a case study of one of the courses offered by e-Tec Brasil Network: Technical Course of Computer Science for Internet, provided by Federal University of Technology of Paraná State (UTFPR) - Ponta Grossa Campus and it aims to evaluate and investigate school dropout phenomenon. The Technical Course of Computer Science for Internet works in partnership with state-level educational institutions located in the municipalities of Porto Amazonas, Teixeira Soares, Reserva, Ivaí, Figueira, Balsa Nova, Curiúva, Apucarana, Cornélio Procópio and Guarapuava. As an applied and qualitative research, a five-point Likert scale questionnaire, with 20 (twenty) questions, was applied to 371 (three hundred and seventy-one) students who have dropped out the first and second editions of the Computer Science course. Analysis have shown that the difficulties with the use of technology to access and navigate on the MOODLE platform can be considered one of the main reasons that led students to evade. Results also point out that the difficulty in using a computer and the available system in order to exchange knowledge. For such reason, this study presents a Tutorial Video which main objective it to help MOODLE users by giving detailed information on accessing and navigating the platform, facilitating the knowledge exchange in any teaching-learning context.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.subjectDropoutspt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectProfessional educationpt_BR
dc.titleEducação profissional: o cenário da evasão escolar no Curso Técnico em Informática para Internet - em EADpt_BR
dc.title.alternativeProfessional education: the scene of school evasion in the Technical Course in Internet Computing - in EADpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoNo sistema educacional brasileiro uma das temáticas que tem preocupado os dirigentes das Instituições de Ensino está relacionada à evasão escolar, a qual leva os alunos a abandonar seus estudos antes da conclusão da etapa. Nesta conjuntura tem-se a Rede e-Tec Brasil, com a finalidade de desenvolver a educação profissional e tecnológica na modalidade a distância. Neste sentido, objetiva-se neste trabalho investigar o fenômeno da evasão escolar no Curso Técnico em Informática para Internet, ofertado pelo Câmpus Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), na modalidade a distância. Para atender ao presente objetivo, esta pesquisa centra-se nos determinantes de uma pesquisa aplicada, qualitativa, com ênfase em um estudo de caso. A amostra em estudo é representada por 371 (trezentos e setenta e um) alunos desistentes da primeira e segunda edições do curso Técnico em Informática ofertado pela UTFPR - Câmpus Ponta Grossa em parceria com instituições de ensino da esfera estadual situadas nos municípios de Porto Amazonas, Teixeira Soares, Reserva, Ivaí, Figueira, Balsa Nova, Curiúva, Apucarana, Cornélio Procópio e Guarapuava. Os dados foram obtidos junto ao Sistema de Controle Acadêmico da referida instituição. Para a coleta de dados, foi utilizada a técnica do questionário, composto por 20 (vinte) questões. A análise dos resultados foi realizada por meio da escala tipo Likert de cinco pontos. O resultado da análise realizada nas respostas dos participantes da pesquisa evidenciou que as dificuldades com o uso da tecnologia para acessar e navegar na plataforma MOODLE podem ser consideradas umas das principais razões que levaram os alunos a evadir do referido curso, com destaque para a dificuldade em utilizar o computador e o sistema disponibilizado para troca de conhecimento. A par desse resultado, o produto educacional apresentado centra-se em um Tutorial de auxílio aos usuários da plataforma MOODLE, que facilitará o acesso e a navegação na mesma, contribuindo para troca de conhecimento no contexto do processo ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-8305-1812pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0068344318420155pt_BR
dc.contributor.advisor1Frasson, Antonio Carlos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1229-9009pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4888650601323596pt_BR
dc.contributor.referee1Frasson, Antonio Carlos-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1229-9009pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4888650601323596pt_BR
dc.contributor.referee2Bertoni, Danislei-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-9591-1960pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5266519228515641pt_BR
dc.contributor.referee3Enembreck, Fabrício-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-1418-3245pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0572649289828640pt_BR
dc.contributor.referee4Góis, Lourival Aparecido de-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-9435-5472pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6240013151229068pt_BR
dc.contributor.referee5Pietrobon, Sandra Regina Gardacho-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0001-6615-7981pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/8437021453245745pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
educacaoprofissionalcenarioevasao.pdf3,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
educacaoprofissionalcenarioevasao_produto.pdf3,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons