Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23826
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Pereira, Fernando Raupp | - |
dc.creator | Gasperin, Leonardo | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-12T20:18:29Z | - |
dc.date.available | 2219-11-18 | - |
dc.date.available | 2021-01-12T20:18:29Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-18 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Fernando Raupp; GASPERIN, Leonardo. Proposta de redução do custo total de propriedade (TCO) de uma frota de caminhões canavieiros após a otimização de suas configurações: um estudo de caso em uma usina em Araraquara. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso de (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23826 | - |
dc.description.abstract | The optimization process that involves a company production has a very significant importance for the total costs reduction. In the case of a sugarcane power plant, the cane transport process has a significant participation at the total cost and decreasing it can lead to a big financial impact. Therefore, for this study to be possible, the current operational data of a plant located in the countryside of the state of São Paulo were collected. At the same time, an optimization of the sugarcane trucks fleet configuration from this plant was done using the software PERF and WIS, provided by the truck company under study. With both scenarios defined, the TCO calculation was done for both actual and proposed fleets. After that, a financial analysis was performed, comparing the current and proposed spending, reaching a saving of 4,41% of total cost for sugarcane transportation per year. Finally, the study was validated with the set objectives and the desired purposes were achieved. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.subject | Cana-de-açúcar - Transporte | pt_BR |
dc.subject | Veículos a motor - Frotas - Custos | pt_BR |
dc.subject | Transporte - Custos | pt_BR |
dc.subject | Análise econômico-financeira | pt_BR |
dc.subject | Sugarcane - Transportation | pt_BR |
dc.subject | Motor vehicle fleets - Costs | pt_BR |
dc.subject | Transportation - Costs | pt_BR |
dc.subject | Ratio analysis | pt_BR |
dc.title | Proposta de redução do custo total de propriedade (TCO) de uma frota de caminhões canavieiros após a otimização de suas configurações: um estudo de caso em uma usina em Araraquara | pt_BR |
dc.title.alternative | Total cost of ownership (TCO) reduction proposal for a sugarcane truck fleet after the optimization of its configuration: a case study at a power plant located at Araraquara | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A otimização dos processos que envolvem a produção em uma empresa é de extrema importância para a redução de custos produtivos. No caso de uma usina sucroalcooleira, o processo de transporte da cana-de-açúcar tem uma participação significativa nos custos totais, e reduzi-lo pode causar um grande impacto financeiro. Assim sendo, para que este estudo fosse possível, foram levantados os dados operacionais atuais de uma usina localizada em Araraquara no interior do estado de São Paulo, para posterior proposta de otimização da configuração da frota de caminhões canavieiros dessa usina. Para tanto, foram utilizados os softwares PERF e WIS, disponibilizados pela montadora de caminhões em estudo. Com os dois cenários de frota definidos foram calculados ambos os custos totais de propriedade tanto para a frota atual quanto para a frota proposta. Feito isso, foi realizada uma análise financeira, comparando os gastos atuais e os gastos no cenário proposto, chegando a uma economia de 4,41% dos custos totais para o transporte da cana-deaçúcar por ano. Por fim, o estudo foi validado com os objetivos traçados e conseguiuse atingir os propósitos desejados. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lara, Adriano Perpétuo de | - |
dc.contributor.referee1 | Lara, Adriano Perpétuo de | - |
dc.contributor.referee2 | Verussa Júnior, Osvalodo | - |
dc.contributor.referee3 | Okoshi, Cleina Yayoe | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Bacharelado em Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::ANALISE DE CUSTOS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Engenharia Mecânica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_DAMEC_2019_2s_11.pdf Disponível a partir de 2219-11-18 | 10,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.