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Título: A abordagem do ensino de frações em livros didáticos de 5º e 6º anos
Título(s) alternativo(s): The approach to teaching fractions in elementary school textbooks
Autor(es): Amrein, Amanda Luiza
Orientador(es): Novaes, Barbara Winiarski Diesel
Palavras-chave: Aritmética - Estudo e ensino
Matemática - Estudo e ensino
Currículos
Arithmetic - Study and teaching
Mathematics - Study and teaching
Education - Curricula
Data do documento: 6-Dez-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: AMREIN, Amanda Luiza. A abordagem do ensino de frações em livros didáticos de 5º e 6º anos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2017.
Resumo: O presente trabalho objetivou analisar de que forma os livros didáticos dos quintos e sextos anos adotados pela maioria das escolas municipais e estaduais do município de Toledo (Paraná) abordam o conteúdo de frações. Para tanto, foram utilizados como principais referenciais teóricos: PCN (BRASIL, 1997; BRASIL, 1998); o Currículo desenvolvido pela Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP, 2007); as DCE (PARANÁ, 2008) e os guias digitais do PNLD; para os livros didáticos (CHOPPIN, 2004) e sobre Frações (CYRINO et al, 2014; WALLE, 2009). Seguindo o pressuposto de análise de conteúdo de Bardin (1977), analisamos os livros sob quatro categorias: metodologia de ensino, contextos utilizados pelos livros didáticos; linguagem e figuras empregadas. Concluímos que tanto nos livros do quinto quanto nos do sexto o que continua sendo mais abordado é a relação parte-todo, sendo os demais significados (quociente, razão e operador) dispostos de modo insipiente. Essa ênfase em apenas um significado para as frações e a falta de continuidade nos livros na passagem do quinto para o sexto ano podem ser fatores que influenciam nas dificuldades enfrentadas pelo aluno na transição de ensino municipal para o ensino estadual.
Abstract: The present work aimed at the study of the textbooks of the fifth and sixth years adopted by most municipal and state schools in the city of Toledo (Paraná) discuss the content of fractions. To do so, as the main theoretical references: PCN (BRASIL, 1997; BRASIL, 1998); the Curriculum developed by the Association of Municipalities of the West of Paraná (AMOP, 2007); such as DCE (PARANÁ, 2008) and PNLD digital guides; for the textbooks (CHOPPIN, 2004) and for Fractions (CYRINO et al, 2014; WALLE, 2009). Following the assumption of content analysis of Bardin (1977), we analyze the books under four categories: teaching methodology, contexts used by textbooks; language and figures employed. We conclude that in both the books of the fifth and the sixth what is still more addressed is a part-whole relationship, with the most meanings (quotient, reason and operator) being insipidly arranged. This emphasis on only one meaning for fractions and lack of continuity in the books in the passage from the fifth to the sex and can be factors that influence the difficulties faced by the student in the transition from municipal to state education.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23830
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