Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23846
Título: Ferramenta didática para ensino em engenharia eletrônica: integração a conversores de energia
Título(s) alternativo(s): Didactic tool for teaching in electronic engineering: Integration in power converters
Autor(es): Bakri, Khaled Jamal
Orientador(es): Caun, Rodrigo da Ponte
Palavras-chave: Sistemas de controle digital
Conversores de corrente elétrica
Eletrônica de potência
Digital control systems
Electric current converters
Power electronics
Data do documento: 29-Nov-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: BAKRI, Khaled Jamal. Ferramenta didática para ensino em engenharia eletrônica: integração a conversores de energia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Eletrônica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2017.
Resumo: Tentativas de modernização ou de repensar a educação tem sido proposta através da introdução de novas tecnologias no ensino, e, portanto, a educação não pode mais ser vista como a instrução que o professor passa ao aluno, mas na construção do conhecimento. Em levantamento recente realizado com professores, discentes e egressos em atividades de iniciação científica/tecnológica (IC/IT) e trabalhos de conclusão de curso em Engenharia Eletrônica da UTFPR - campus Toledo, identificou-se a necessidade de objetos de aprendizagem que possibilitem explorar aplicações práticas em disciplinas curriculares, em especial, relacionando a teoria de controle a sistema eletrônicos. Neste sentido, este trabalho objetiva desenvolver uma ferramenta didática que fomente o conhecimento através da investigação e do projeto de controladores analógicos e digitais para configurações de conversores de energia denominados choppers. Esta classe de circuitos do domínio da Eletrônica de Potência permite explorar condições práticas de baixo custo e alto impacto no processo de construção coletiva do conhecimento. A concepção de desenvolvimento do objeto de aprendizagem contempla uma placa de circuito impresso capaz de comutar topologias básicas de conversores CC-CC (Buck e Boost) a fim de viabilizar um kit de desenvolvimento em controle linear.
Abstract: Attempts to modernize or rethink education have been proposed through the introduction of new technologies in education, and therefore education can no longer be seen as the instruction that the teacher passes to the student, but in the construction of knowledge. In a recent quest realizes with professors, students and graduates in undergraduate research programs and in final work of the course in Electronic Engineering of the UTFPR - campus Toledo, identified the need for learning objects that make it possible to explore practical applications in curricular subjects, in particular, relating the control theory to electronic systems. In this respect, this work aims to develop a didactic tool that allows knowledge through research and design of analogue and digital controllers for configurations of DC-DC converter. This class of circuits in the Power Electronics domain allows to explore practical conditions of low cost and high impact in the process of collective construction of knowledge. The development concept of the learning object includes a printed circuit board capable of switching basic topologies of DC-DC converters (Buck and Boost) in order to develop a didactic tool in linear control.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23846
Aparece nas coleções:TD - Engenharia Eletrônica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinoengenhariaeletronica.pdf2,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.